Em reunião na sede do SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) na segunda-feira, 1 de dezembro, o Sindicato cobrou da direção da Case New Holand (CNH) a implantação de uma comissão interna permanente para discutir saúde do trabalhador, propor ações de prevenção e investigar acidentes de trabalho.
Ela será formada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e representação sindical interna com a assessoria do Departamento de Saúde do SMC. O prazo dado pelos dirigentes sindicais para implantação é de dez dias.
A cobrança da implantação deve-se ao alto número de acidentes de trabalho na fabricante de tratores e colheitadeiras situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Entre eles, consta o do trabalhador do 2º turano da usinagem, Valdir Porfirio da Silva, que sofreu fratura no punho e no braço ao manusear uma furadeira radial no mês passado.
Este caso já foi denunciado pelo Sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e passa a ter o acompanhamento da comissão interna, citada acima, nos próximos dias. O relatório parcial da investigação foi apresentado pela direção da CNH durante a reunião desta segunda.
Acesse aqui o site do SMC