Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sintepav lança campanha salarial 2012 com marcha em Salvador

 

Os trabalhadores da Construção Pesada da Bahia, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav), lança nesta sexta-feira (20), às 08h, com forte mobilização e reunindo milhares de trabalhadores a Campanha Salarial 2012 da categoria.

Após concentração dos trabalhadores na Praça do Campo da Pólvora com a realização de um ato político, os trabalhadores sairão em caminhada até o Campo Grande ocupando uma faixa da Avenida Joana Angélica.

O Lançamento da Campanha Salarial 2012 contará com a participação de milhares de trabalhadores(as) das obras do estado, como a Arena Fonte Nova, Via Expressa,Via Bahia, Pólo Naval, Consórcio 093, Obras de saneamento, Ferrovia, Metro  Montagem Industrial, obras de terraplanagem, Saneamento básico, entre outras.

A Marcha marca a entrega da Pauta de Reivindicações da categoria que tem data base 1º de março e cumpre o objetivo de informar a sociedade, considerando que as obras públicas têm um impacto na vida das pessoas e que são fundamentais na integração econômica da Bahia, as reivindicações dos milhares de trabalhadores em todo o estado.

A Campanha Salarial ocorre no momento em que a recente conquista obtida pelo Brasil, a de sexta economia mundial, coloca para a sociedade brasileira e o governo o desafio de traduzir a riqueza acumulada e com grande concentração nas mãos de poucos, em riqueza melhor distribuída, maior participação dos rendimentos do trabalho no PIB, desenvolvimento sustentável com valorização social do trabalho e mais investimento em educação.

A posição brasileira retrata o crescimento sustentado da economia em função de uma opção macroeconômica adotada pelo governo federal, tendo o fundamento da gastança governamental e aumento da taxa publica de investimentos como um motor importante para manutenção desse ciclo. O Brasil, não pode regredir, e o governo deve entender esta condição como conquista da sociedade. Outro elemento central para manutenção do crescimento tem sido a renda das famílias brasileiras puxadas pelos salários, o que permite ao Brasil um padrão de crescimento com inclusão, distinto, portanto,  de muitos  outros paises.

Os trabalhadores entendem que a manutenção da taxa pública de investimentos com maior formalidade do emprego com aumento da renda dos trabalhadores ajuda o ciclo do crescimento, que junto com outras políticas econômicas, protege melhor o país da crise do capital financeiro que abateu os paises centrais e a Europa.

O crescimento positivo do PIB brasileiro é forte indicador da riqueza gerada pelos setores econômicos. Entre estes setores, a Construção tem se destacado pelo aumento gradativo da sua participação na riqueza nacional e pelo faturamento da cadeia produtiva, que só em 2010, movimentou cerca de 240 bilhões, e em 2011 fechará próximo deste valor.  Essa riqueza tem a marca das mãos dos trabalhadores da construção, cujo trabalho deve ser valorizado social e economicamente, fazendo a riqueza gerada retornar em forma de melhores salários.

Nesta condição, o SINTEPAV realizará sua campanha salarial entendendo que não há espaços para regressão de direitos. Os trabalhadores com sua pauta querem negociações de caráter distributivo da riqueza gerada, proteção social ao trabalho, meio ambiente do trabalho com segurança, assistência medica suplementar, maiores salários e um pacote de benefícios sociais que resultem em maior dignidade humana no trabalho.

Na Bahia, somos mais de 30 mil trabalhadores da construção pesada distribuídos em 301 obras com mais de 300 empresas, com valor de
investimentos globais próximo dos 20 bilhões de reais.      Entre as
principais obras estão Arena Fonte Nova, Via Expressa, Via Bahia, Pólo Naval. Parque Eólico, Ferrovia Oeste-Leste, Metro, entre outras. A despeito de toda riqueza gerada, á média salarial dos trabalhadores é pouco mais de R$ 1000,00( hum mil) reais, o que reflete o grau de empobrecimento dos trabalhadores da Bahia.

Confira as Principias Reivindicações

Reajuste de 20%
40 horas semanais
Saúde e Segurança do Trabalho
Pisos Salariais unificados nacionalmente Horas Extras seg a sexta a 80%, sábado a 100%, domingos e feriados a 120% Plano de Saúde empregados e dependentes Cesta básica R$: 300,00 PLR 660 horas anuais Ajuste da tabela salarial  de funções; OLT-Organização nos Locais de Trabalho

Marcha de Lançamento da Campanha Salarial 2012

Data: 20/01/2012 (Sexta)
Horário: 08h 30
Local: Praça do Campo da Pólvora
Percurso: Saída do campo da Pólvora em direção ao Campo Grande