O SindMetal-GO esteve na empresa Impacto Metais para realizar assembleia com os trabalhadores a fim de aprovar o Acordo Coletivo de Trabalho. A proposta foi de 10% de reajuste e a manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. O Acordo foi aprovado em votação secreta pela maioria dos trabalhadores e será retroativo à data base da categoria que vence em 1º de abril.
Esse é o 21º Acordo feito em 2013. A categoria está em greve devido a falta de interesse do sindicato patronal (SIMELGO) em negociar. As negociações já foram parar no Ministério Público do Trabalho, mas foi apenas mais uma tentativa frustrada já que o Simelgo não abre mão dos 9% rejeitados pela categoria em assembleia.
Os Acordos Coletivos firmados são a prova de que as empresas querem avançar nas negociações. O dono da Impacto Metais, Nalginel Antunes do Prado, preferiu entrar em acordo com o SindMetal-GO a esperar uma resposta do SIMELGO. “A gente vê a insatisfação dos funcionários porque não tiveram aumento, então procuramos o sindicato optamos por fazer o acordo porque queremos também os funcionários satisfeitos para produzirem”, alega o empresário.
O presidente do SindMetal-GO, Roberto Ferreira, avalia positivamente o grande número de acordos já fechados. “Todos os acordos que o SindMetal-GO fizer acima de 9% os trabalhadores saem ganhando e é isso que nosso sindicato busca e precisa apesar de ser um processo muito longo temos que contar com o apoio das empresas que ficam sem qualquer representatividade”, pondera.
www.sindmetalgo.com.br