Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Campanhas Salariais

Sindipa solicita reivindicações para a Campanha Salarial

Pedimos que os trabalhadores da Usiminas, UMSA, Unigal, Usiroll e terceirizadas continuem encaminhando suas reivindicações através de telefone, dos diretores do Sindipa ou pelos emails: comunicação@sindipa.org.br ou presidência@sindipa.org.br.

As reivindicações devem ser enviadas até a próxima segunda-feira (03/09).

A data base das empresas prestadoras de serviço para Usiminas é dia 1º de novembro e das microempresas dia 1º de janeiro, mas o Sindipa já antecipou a Campanha Salarial 2012/2013. À medida que os trabalhadores enviam suas reivindicações, vamos acrescentando em nossa pauta. 

Discussões com órgãos técnicos, como o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), estão sendo feitas para que seja elaborada uma pauta de reivindicações dentro da realidade dos trabalhadores. Em breve, o Sindipa entregará as reivindicações para as empresas.

Sua participação é fundamental, afinal de contas, quem sabe onde o calo aperta é você!

Assembleia sobre periculosidade – A Usiminas e a UMSA não querem cumprir o pagamento de 30% de periculosidade aos trabalhadores que exercem atividades com energia elétrica, a título de adicional de periculosidade, conforme cobrança do Sindipa. Por isso, o Sindipa convoca assembleias para decidirmos juntos, qual a decisão iremos tomar em relação ao assunto. Os retroativos devidos também serão cobrados. E  na próxima segunda-feira (03/09), às 17h30, todos os trabalhadores da UMSA e da Usiminas, que estão envolvidos nesta bagunça de transferências e que tem direito ao pagamento, estão convocados a participar da assembleia. Já no dia 17/09, também às 17h30, será a vez dos trabalhadores da Usiminas discutir e decidir o que iremos fazer. Essa é uma luta do sindicato. Todos os eletricistas devem receber o adicional.

Nós exigimos o fim das demissões –O sindicato vem acompanhando, denunciando e cobrando este processo de instabilidade que vem provocando muitas demissões dentro da área da Usiminas. A empresa precisa entender que o trabalhador, que tem vários anos de serviço prestado, quando for desligado, tem que ser respeitado e isso não está ocorrendo. Tem trabalhador que depois de muitos anos na empresa, são tratados como marginais quando demitidos. Isso é assédio moral. Ao ser desligado, o trabalhador tem que ter acesso ao que tem na empresa. Têm companheiros impedidos até de se despedir dos outros companheiros. Isso é uma falta de respeito, isso é desumano. Nós iremos denunciar este abuso ao Ministério Público. Não permitiremos que as demissões aconteçam. Vamos fazer cumprir o acordo. Estamos vigilantes. Somos contra qualquer demissão de trabalhador.

www.sindipa.org.br

Clique aqui e acesse estas informações no Informativo Sindipa (pdf)