Anote aí na sua agenda.
Todos os companheiros da Usiminas, UMSA, Unigal, Usiroll, Sankyu, Embasil, Convaço, Ebec, Delta, Terraço, Multiserv, Labotec, Equipar, Engimapi, Magnesita, Lyon e Minco estão convocados para uma assembleia no próximo dia 20/04, às 17:30h, na sede do Sindicato para discussão do início da Campanha Salarial Emergencial.
“Este é o momento ideal para reivindicarmos nossos direitos, respeito e dignidade para nossa família que também sofre com a miséria de salário pago por estas empresas”, diz Luiz Carlos Miranda, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG e diretor de relações públicas da CNTM
O dissídio coletivo impetrado pelo Sindipa contra a Usiminas será julgado pelo TRT e com certeza o direito será dos trabalhadores. Vamos mostrar toda nossa disposição de luta.
Assembleia, dia 20/04, às 17h30, no Sindipa
www.sindipa.org.br
Outras notícias do Sindipa
Usiminas mata mais um trabalhador
Mais um companheiro perdeu a vida devido à ganância do capitalismo selvagem da Usiminas que visa o lucro fácil através da exploração. No último domingo (04/04), João Carlos de Souza, morreu na área de sinterização após cair de uma altura de 12,8 metros. Ele era funcionário da Ebec e trabalhava para a Usiminas.
O acidente fatal expõe a precariedade das condições de trabalhado e a terceirização ilícita que a Usiminas vem fazendo em diversos setores. Desde que MACB e o restante da turma de páraquedistas assumiram o comando da Usiminas, este é o quinto acidente fatal que ocorre na empresa nos últimos 2 anos. Isso sem contar os acidentes com afastamento ou não e sem contar aqueles que as chefias escondem.
É inaceitável que os trabalhadores saiam de casa para o trabalho sem a certeza que irão retornar. Chega de jornada abusiva, programas fajutos de segurança no trabalho (MAISS) e de precarização.
O Sindipa está solidário com os familiares neste momento doloroso. Agora, mais firmes, exigimos que a Usiminas e as empresas tenham mais responsabilidade quanto à segurança e medicina do trabalho.
Sangue na Usiminas
Até quando vidas serão perdidas na Usiminas por falta de equipamentos de segurança e condições de trabalho E EXCESSO DE HORA EXTRA? Os novos administradores, em suas salas com ar condicionado, lavam as mãos para este grande problema. Enquanto isso vamos perdendo companheiros de primeira hora que dão o sangue pela empresa. Isso precisa mudar… e já!
Periculosidade: Sindipa exige 30% para todos
Em reunião realizada na última quinta-feira (01) entre a comissão da Usiminas e do Sindipa, a empresa apresentou uma listagem de cargos e atividades constando somente: 8 cargos com 64 empregados de Eletricidade e 74 cargos com 190 empregados de Inflamáveis, totalizando 254 trabalhadores que receberão o pagamento integral de 30% de periculosidade a partir de 01/04/2010, retroativo a julho/2009.
O referido estudo não teve a participação do Sindicato que salientou que não foi cumprido o item 2 do acordo coletivo ACT “a execução do plano de ação ficará a cargo da empresa sob a supervisão da comissão formada por membros indicados pela Usiminas e pelo Sindicato”.
O Sindipa não concordou e contestou novamente a listagem dos cargos e atividades apresentada pela Usiminas e ainda ressalvou a necessidade de uma definição quanto à inserção de empregados desligados e/ou transferidos para Usiminas Mecânica visando o pagamento do adicional de periculosidade.
Ainda durante a reunião, o Sindipa requereu a listagem nominal dos 254 empregados que irão perceber o adicional de 30% de periculosidade, visto que a Usiminas apresentou apenas a relação de cargos e atividades. A empresa, por sua vez, ponderou que avaliará a possibilidade da entrega da relação nominal até o dia 20/04/2010.
As partes também definiram pela elaboração de um cronograma que inicia amanhã (07/04), para acompanhar os trabalhos relacionados à definição de cargos/atividades e termos de exposição para grupo Zona de Controlada. Em nenhuma hipótese o Sindicato aprovará estudo no qual ele não tenha participado. Permanecemos cobrando o pagamento do adicional de 30% para todos os trabalhadores nas zonas de risco e controlada retroativo a julho de 2009.
Posse estranha na Caixinha
No último dia 1º de abril (dia da mentira), em uma posse pra lá de estranha (individual e escondidinha), os novos integrantes do Conselho Deliberativo da Caixinha (tabela ao lado) foram empossados. Alguns dos conselheiros que foram ameaçados pelo presidente da Usiminas, MACB, e pela diretora de RH tomaram posse com o compromisso de que eles mudem o voto já registrado em cartório contra a permanência do atual comando da empresa. E aqueles conselheiros que MACB não conseguiu trocar foram chamados individualmente e obrigados assinar um documento bastante suspeito.
Este é apenas um dos golpes sujos que o “presidente do mal” e sua diretora de RH vêm utilizando para tentar permanecer no comando da usina.
Convocamos todos os trabalhadores e aposentados para ficarmos atentos a conduta destes novos conselheiros que em reunião no próximo dia 09/04, deverão ter a dignidade e a honra de manter a decisão tomada a menos de 40 dias.
Esperamos que nenhum deles, aceite votar matéria já registrada em cartório, mantendo a honra e dignidade em defesa do patrimônio construído com muito sangue e suor de várias gerações.
• Nilza Costa Silva – Func. BH
• Gileno Antônio de Oliveira – Func. BH
• Geraldo Heleno M.Barroso – Func. BH
• José Carlos Gallinari – FSFX Ipatinga
• Salvador Prado Júnior – Chefe RH Ipatinga
• José Neves Fernandes – Chefe Unigal Ipa
• Emanuel da S. Franco Júnior – Repres. da PL
• Fernando Rocha – Repres. Ass. Apos. BH
• Edézio Simplício Neto – Repres. Ass. Apos. Ipatinga)
“Estes conselheiros terão a responsabilidade de ter conduta ética e moral sob pena de trair os trabalhadores, aposentados e 50 anos de história”.