Dando continuidade ao espírito de paz e felicidade no mundo, foi realizado na manhã de sexta-feira, 7 de agosto, no jardim do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga/MG (Sindipa), uma homenagem ao 17º aniversário da Pedra Monumental da Amizade Tikufukai.
Participaram da solenidade o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda; o inspetor da Polícia Civil Geraldo Caldeira; o empresário Durval Pinheiro da Silva; o coordenador de Relações Trabalhistas Álvaro Aguiar e o Analista de Recursos Humanos Creso Evangelista Corrêa, ambos da Usiminas; o diretor da Associação dos Aposentados de Ipatinga Augusto dos Santos Gonçalves; a gerente do jornal Diário do Aço Edilene Lopes; além de diretores do Centro Cultural Internacional Tikufukai do Brasil, populares, aposentados, funcionários e diretores do Sindicato.
A comemoração, uma parceria entre Sindipa e Centro Tikufukai do Brasil, foi iniciada com apresentação da Banda de Música do 14º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, regida pelo maestro Tenente Otoniel.
Em seguida, o mestre de cerimônia, Abílio Giovane Teixera Pires, destacou o objetivo do Centro Tikufukai. “Através do ensinamento de artes milenares, esta instituição vem trilhando o caminho traçado pelo seu fundador: dedicar às crianças do mundo um futuro de paz e felicidade”, afirmou.
Após o discurso, a pianista e professora de música Rosane Xavier tocou a consagrada música “Amigos para Sempre”.
Em sua fala, Luiz Carlos Miranda lamentou a ausência das crianças, que devido à gripe suína tiveram as férias prorrogadas nas escolas. “Tikufukai sempre valorizou a presença das crianças, sem elas as folhas ficam até mais tristes”.
Ainda conforme Miranda, “a pedra representa a humildade, amor e sentimento de paz que o mestre do ikebana (Tikufukai) sempre valorizou”.
As diretoras do Centro Tikufukai do Brasil, Yoshiko Honda; Kikuko Inoue e Jaiza Rodrigues homenagearem autoridades que sempre apoiaram a instituição como: o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda; a gerente do jornal Diário do Aço, Edilene Lopes; o Tenente da Polícia Militar, Otoniel, além das escolas Educação Criativa da Vila e Infantil Doce Infância.
O evento foi encerrado com apresentação da “Dança da Paz”, realizada pelo grupo de dança da terceira idade.
Tikufukai do Brasil
A instituição ensina as artes milenares do Ikebana (arranjo de flores), o origami (dobradura de papel), a caligrafia japonesa e outras expressões da cultura oriental, inclusive, rudimentos do vocabulário da língua japonesa, para que os alunos do Brasil possam corresponder-se com alunos do Japão, através da troca de painéis de assinaturas, cartões, desenhos, tudo que facilite a implementação da amizade entre os dois povos.
O objetivo maior nessa aprendizagem de duas diferentes culturas é desenvolver em cada pessoa uma mente que pensa no outro, mesmo sem conhecê-lo fisicamente, construindo um coração caloroso, sincero e bonito.
por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA
Contato: (31) 3829.6643 | (31) 86556091
Acesse o site do Sindicato www.sindipa.org.br