Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

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Sindipa cobra do Governo soluções para BR-381


Centenas de manifestantes do Vale do Aço participaram do ato em prol da duplicação da BR-381, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga/MG (Sindipa) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) no último dia 11 de novembro, em Brasília. O foco principal da manifestação foi denunciar às autoridades do Governo a situação crítica da rodovia.


Enquanto os aposentados e trabalhadores de diversas categorias exibiam, em frente ao Congresso Nacional, faixas do tipo “rodovia criminosa” e “duplicação já”, representantes do Sindipa, liderados pelo presidente Luiz Carlos Miranda, se reuniram com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; o Secretário Executivo Adjunto do Governo, Gilis Azevedo e a Secretária Executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Mirian Belchior, e apresentaram um estudo sobre o caos da BR-381, pedindo a sua imediata duplicação.



De acordo com o documento, a rodovia estaria se deteriorando de forma mais rápida devido a uma richa entre as empresas Vale do Rio Doce e Usiminas, na qual a primeira estaria se recusando a transportar matéria-prima da usina. Desta maneira, a siderúrgica teria contratado dezenas de caminhões para transportar diariamente, pela BR-381, toneladas de minério e escoria.

“Com a atual produção da Usiminas, a cada 37 segundos uma carreta cruza a rodovia carregada de minério. Isso contribui ainda mais para o número de acidentes” denunciou o sindicalista, Luiz Carlos Miranda.

Alternativas

Entre as alternativas apontadas no estudo para desafogar o trânsito na rodovia enquanto a duplicação não é iniciada, está a colocação de mais trens de passageiros e até mesmo a intervenção do Governo no impasse entre a mineradora Vale e a Usiminas.

Sobre o assunto, o Ministro Alfredo Nascimento disse que o governo está tomando medidas para que duplicação da BR-381 saia do papel. “Lançamos edital de projeto executivo que prevê uso de recurso do PAC na obra. Ao mesmo tempo, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) iniciou estudos para a concessão do trecho à iniciativa privada”, afirmou. Acrescentando, que o processo ainda levará um tempo para ser concluído.

Já a Secretária do PAC, disse que as alternativas propostas pelo estudo do Sindipa, serão levadas ao conhecimento do Presidente Lula e da Dilma Rouseff, chefe da Casa Civil.

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NEGOCIAÇÕES EMPERRADAS

“Uma falta de respeito com o trabalhador”. Estas foram às palavras utilizadas pelo presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, para definir a contraproposta feita pela Usiminas, na tarde do dia 13 de novembro. A pauta de reivindicações do sindicato continha 23 itens, que foram reduziu para apenas três pela empresa.

Além de criticar a postura da empresa na mesa de negociações, Miranda ainda afirmou que as reivindicações feita pelo sindicato estão baseadas no bom momento pelo qual a Usiminas está passando.

Na terceira reunião, a empresa propôs: Reajuste salarial de 4%, sendo 3 % em novembro e 1% em janeiro de 2010; Abono salarial de R$ 250,  pagos em dezembro e manutenção das conquistas anteriores.

O Sindipa ainda convoca todos os trabalhadores da Usiminas para uma assembleia na sede do sindicato, na próxima segunda-feira 16, às 17:30h. Na qual será discutida e votada a contraproposta.

Por CRISTIANO MAGALHÃES
Assessoria de Comunicação Social
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE IPATINGA/MG

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