A data-base dos trabalhadores metalúrgicos de Ipatinga, Minas Gerais, está se aproximando (1º de novembro), por isso o Sindicato já encaminhou às empresas, as pautas de reivindicações aprovadas, por unanimidade, pelos trabalhadores e trabalhadoras.
Os principais itens enviados aos patrões são:
* Redução da jornada para 40 horas semanais
* Piso Salarial de R$ 1.850,00
* 5% de Produtividade
* INPC
* Aumento real de 5%
Toda campanha é o recomeço da nossa batalha. Todos os trabalhadores e trabalhadoras precisam se mobilizar para que possamos conseguir o melhor acordo possível, com novas garantias e a manutenção das anteriores já conquistadas.
Apesar dos rumores de crise, a produtividade está em alta, os trabalhadores estão fazendo hora extra e os salários e benefícios têm que acompanhar este crescimento. Agora a bola está nas mãos das empresas. Esperamos que não haja enrolação.
FIM DA EXPLORAÇÃO (EMPREITEIRAS)
Um dos pontos da luta do Sindipa é o fim da terceirização. Todos os trabalhadores e trabalhadoras que substituem os empregados da Usiminas e UMSA precisam ter o tratamento igual. Não podemos deixar que essa mão de obra seja explorada. É um absurdo a Usiminas e a UMSA contratarem empreiteiras precarizando a mão de obra, pagando baixos salários, desmotivando o trabalhador.
Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei que regulamenta a terceirização. O projeto está em fase final de negociação na Comissão Especial do Trabalho Terceirizado da Câmara dos Deputados. O projeto fixa os requisitos que a terceirizada precisa ter para o seu funcionamento, inclusive sobre o capital social compatível com o número de empregados.
Hoje, a terceirização é normatizada pela súmula 331 do TST, que basicamente libera essa prática no país apenas nas chamadas atividades-meio das empresas, ou seja, tarefas acessórias como limpeza e segurança. A terceirização na atividade-fim é considerada ilegal.
“A terceirização prejudica os trabalhadores e ela pode ser evitada”, acredita o presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, secretário de relações públicas da CNTM.
Por Mara Martins
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, Minas Gerais
www.sindipa.org.br