Valor Online
Por Associated Press
ATENAS – Uma greve geral de dois dias que os sindicatos prometem ser a maior em anos atinge a Grécia nesta quarta-feira. Enquanto isso, cerca de 50 mil manifestantes reúnem-se no centro de Atenas. A polícia está nas ruas, bloqueia uma importante avenida que passa pelo Parlamento e fechou duas estações do metrô.
Voos ficaram suspensos até o meio-dia (hora local; 7 horas em Brasília) e toda a atividade pública está interrompida, de dentistas a médicos em hospitais estatais, passando por advogados, comerciantes, farmacêuticos e trabalhadores portuários. Escolas estão fechadas e parte do transporte público está paralisada.
O movimento é um protesto contra a nova rodada de medidas de austeridade fiscal propostas pelo governo do país e que deverá ser votada amanhã pelo Parlamento. As medidas somam-se a repetidos cortes do gastos e aumentos de impostos, reduções de aposentadorias e à suspensão de contratos coletivos de trabalho.
“Esperamos que a greve seja a maior em décadas”, disse o vice-presidente do sindicato Adedy, Ilias Vrettakos. “O fato de vários segmentos da sociedade estarem participando dá uma nova dimensão à resistência social dos trabalhadores e do povo em geral e esperamos que essa mobilização tenha um impacto sobre os acontecimentos políticos”, acrescentou. (Associated Press)