O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizará na quinta, 6 de agosto, o seu 15º Encimesp (Encontro de Cipeiros Metalúrgicos). O evento acontecerá durante a Expo Proteção – Feira Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, no Expo Center Norte, Pavilhão Verde, na Zona Norte da Capital.
O diretor Luís Carlos de Oliveira, Luisinho, coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato, destaca que o Encimesp vem ganhando novos espaços de discussão, como a Expo Proteção, que atrai empresários do Brasil e de outros países ansiosos por apresentar as novidades em equipamentos.
“Sempre fomos convidados a participar da feira, e isto é importante porque abre outro campo de debate. Não somos contra o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) porque ele, de certa forma, minimiza os riscos e ajuda a proteger o trabalhar de doenças e acidentes do trabalho. Mas o ideal seria termos ambientes de trabalho saudáveis e seguros”, afirma Luisinho. Para o dirigente, a segurança não pode ficar limitada ao uso do equipamento individual; deve ser acompanhada de um programa de melhoria do ambiente de trabalho.
O presidente do Sindicato, Miguel Torres, também presidente da CNTM e Força Sindical, reforça que “fazer o Encimesp na feira, no mesmo espaço em que as empresas apresentam novidades em EPIs, pode abrir um debate sobre o tema. As empresas precisam investir mais em segurança”, afirma.
Luisinho vai ainda mais fundo na questão. “Quando o engenheiro decide criar um produto, ele estuda o ambiente produtivo. Neste estudo ele deveria analisar os riscos de doenças e acidentes, além de ouvir os trabalhadores, que têm conhecimento acumulado e podem ajudar a desenvolver um processo de trabalho menos perigoso. É importante democratizar o debate e as decisões para evitar doenças e acidentes”, afirma.
O 15º Encimesp terá como temas: “A atuação do Técnico de Segurança do Trabalho junto aos Cipeiros”, “A saúde do Trabalhador e a Ação Sindical” e “O papel do Sindicato na Saúde do Trabalhador”. As palestras serão proferidas por Marcos Ribeiro (presidente do Sindicato dos Técnicos), Eduardo Bonfim (técnico do Diesat), Ricardo Tamashiro (técnico do Dieese), Rogério Santos (assessor da SSST da Força Sindical) e os técnicos Adonai Ribeiro e Bruno de Oliveira, do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato. Como parte do 15º Encimesp, os cipeiros irão visitar a Feira de Proteção.