O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense acaba de firmar parceria com Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense) para possibilitar qualificação e requalificação aos 700 trabalhadores demitidos pela CSN, recentemente. O Metalsul, em sua permanente parceira com o Senaí, vai liberar vagas a esses trabalhadores de forma gratuita.
A parceria foi fechada durante reunião realizada no dia 19, na sede do Metalsul, com a participação de representantes das três entidades.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos: “Os trabalhadores que fazem parte desta relação de demitidos poderão participar dos cursos e devem nos procurar para fazer a inscrição. Cada inscrição será encaminhada para o Metalsul que entrará em contato”, informou Sílvio Campos. E, ainda, segundo ele: “Essa parceria é fruto da preocupação em manter esses trabalhadores atualiza-dos, possibilitando condições de recolocação mais rápida no mercado de trabalho, seja através de recontratação na CSN ou em outra empresa da região”.
Os trabalhadores terão as seguintes opções: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico em Mecatrônica. O pré-requisito para os interessados nessas áreas é estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio. Já na área de qualificação, serão disponibilizadas vagas: caldeireiro, Montador de Equipamentos Mecânicos, Torneiro Mecânico I – Formação Básica de Tornearia, Soldador de aço Carbono Eletrodo Revestido 6g, Soldador de aço Carbono tig 6g, Soldador de aço Carbono mag 6g, Mecânico de Manutenção de Motores Diesel, Desenhista Mecânico Pleno, Operador de Torno e Centro de Usinagem cnc, Mecânico de Manutenção, Eletricista de Força e Controle, Mecânico de Usinagem, Montador de Equipamentos Mecânicos e Eletricista de Força e Controle.
Segundo a presidente do Metalsul, Adriana Silva: “Os cursos do Senai são reconhecidos nacionalmente pela qualidade. Os trabalhadores inscritos receberão uma formação atualizada de acordo com as tendências do segmento e estarão aptos para buscar novas chances no mercado de trabalho. É hora de aproveitar essa oportunidade para conseguir outro emprego”.
As inscrições para essas vagas podem ser feitas na recepção do Sindicado dos Metalúrgicos em Volta Redonda (Rua Gustavo Lira, 9 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Por Beth Rezende