Na segunda-feira, 14 de abril, Edmilson Domingues, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto, participou de encontro de discussão da atual situação do setor sucroenergético, na cidade de Piracicaba, com a presença do Secretario de Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais, e o Secretario Adjunto Eufrozino Pereira, lideranças sindicais, representantes dos empregadores no setor e além do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato e secretários municipais.
O encontro teve como principal objetivo a discussão da atual conjuntura e a elaboração de um documento constante das preocupações de todos os setores, e principalmente pela parte que atinge os trabalhadores e trabalhadoras, explica Edmilson. “Falamos ao Secretario Tadeu sobre os desdobramentos que a atual situação delicada que as usinas e destilarias vem sofrendo, e atingindo todas os segmentos da sociedade, principalmente as famílias que dependem das vagas de trabalho oferecidas pelo setor”, conta.
O Secretário Tadeu Morais aconselhou a confecção de um documento com os levantamentos e apontamentos, e que lideraria um encontro com o Governador Geraldo Alckmin. “Nosso Secretário Tadeu é sensível à causa, uniremos força com o Governador e levaremos nossas preocupações e alertas ao Governo Federal”, disse Edmilson.
O setor sucroenérgetico enfrenta uma crise, inclusive com fechamento de unidades e demissão em massa. A atual situação vem derivada da atual política de de combustíveis e aumento da juros para controle da inflação e da falta de política de incentivos ficais para garantia de empregos.
Por Ismael Colosi
Assessor de Comunicação