Erica Verissimo
O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba rejeitou (24/10) a proposta de 5% de reajuste salarial oferecida pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).
Duas rodadas de negociações já foram realizadas, sendo que nesta última o Simespi apresentou esta proposta de 5%. Os outros itens como, vale compra, vale compra especial de natal, piso salarial, PLR (nas empresas com até 49 funcionários), a proposta do Sindicato Patronal é de manter os mesmos valores sem nenhum reajuste.
A categoria reivindica um reajuste salarial digno, aumento real, reposição da inflação, valorização do piso salarial, PLR, empregos, e a manutenção das 82 cláusulas sociais contidas na Convenção Coletiva da Categoria.
Uma nova rodada de negociação está marcada para acontecer (1/11), às 16 horas, no Simespi.
Para José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o Sindicato espera uma proposta digna e decente para que possa apresentar aos trabalhadores”, destacou.
A Campanha Salarial dos Metalúrgicos teve inicio (16/09) com uma assembleia no Clube recreativo da categoria. Durante todas essas semanas, a diretoria do Sindicato vem realizando assembleias com os trabalhadores nas portas das fábricas.
As negociações envolvem aproximadamente 15 mil trabalhadores de Piracicaba, Rio das Pedras, Saltinho, São Pedro, Charqueada, Águas de São Pedro, Torrinha, Anhembi e Santa Maria da Serra. A data-base da categoria é 1º de novembro.