O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e região inaugurou a Secretaria da Mulher. O ato reuniu diretores e diretoras do Sindicato dos Metalúrgicos, companheiras da fábrica e funcionárias da entidade. Segundo José Luiz Ribeiro, “a criação da Secretaria é o início de um processo para dar mais voz e espaço para as mulheres de nossa categoria, tornando ainda mais democrática e pluralista a nossa entidade”, destacou.
A nova Secretaria estabelecerá ações políticas sobre questões como igualdade entre gêneros, saúde da mulher, cidadania, o dia a dia da mulher na fábrica, combate à violência, luta contra o assédio moral e sexual, e entrará forte na briga para que não ocorram casos de mulheres recebendo menos, ainda que exercendo a mesma função que os homens.
A área de saúde da Secretaria já conta com o Espaço da Mulher, onde as companheiras da categoria podem realizar diversos exames na sede do Sindicato. “Na verdade a Secretaria cuidará das trabalhadoras, mas também das esposas dos companheiros associados ao Sindicato, estabelecendo assim, em realidade, um amplo trabalho em prol da família metalúrgica”, destaca José Luiz.
As mulheres metalúrgicas também contarão com uma série de palestras sobre temas que vão do papel da mulher na sociedade à prevenção e orientação sobre doenças.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba