O Ministro de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Brizola Neto, esteve em Ipatinga, na manhã de sexta-feira (14), para visitar a sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga e realizar uma reunião com trabalhadores da região, autoridades, políticos e comunidade. Durante o evento foi debatido o processo de desindustrialização no Brasil e o direito do trabalhador.
Além de trabalhadores de diversas classes, estavam presentes os presidentes do Sindcomércio, José Maria Facundes, e da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, representantes da AAPI, representantes de empresas da região, prefeitos e vereadores de cidades da região, representantes das Polícias Militar e Civil, os deputados estaduais Rosângela Reis e Celinho do Sinttrocel, os deputados federais Zé Silva e Ademir Camilo e o Secretário Estadual de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo.
O presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda explicou que o convite para a visita foi feito com o intuito de debater o atual cenário econômico brasileiro. “Precisamos intensificar as discussões sobre o processo de desindustrialização no Brasil, principalmente em nossa região, e os impactos na vida dos trabalhadores. Pra assim podermos buscar avanços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais”.
O Ministro disse não concordar com o termo “desindustrialização”. Para ele, este processo aconteceu na década de 90. Brizola Neto explicou que o mercado hoje está mais competitivo por causa da crise internacional. “O Brasil está atento ao que está acontecendo no mundo e tem buscado resistir aos efeitos da crise. Estamos investindo em infraestrutura e priorizando programas que impulsionem a produção, valorizando o trabalho e o trabalhador, e isto tem diferenciado o país do resto do mundo”.
O representante do Governo Federal disse ainda que estão sendo feitos investimentos na logística e em questões macroeconômicas, como os juros, para que haja aumento da competitividade das empresas nacionais. “E esses investimentos estão sendo feitos prezando sempre pela manutenção dos direitos e garantias dos trabalhadores”, confidenciou.
Outro ponto abordado por Brizola Neto foi, que apesar da maior competitividade, o país tem conseguindo gerar empregos. Segundo dados do Ministério, todos os meses deste ano tiveram saldo positivo. Só no mês de julho foram 4 mil novos postos de trabalho, superando 2011. “Os setores que têm sido desonerados, como o desconto de IPI, são os que têm respondido positivamente ao processo de reaquecimento da economia nacional”.
Em relação à solução para melhorar a competitividade, o Ministro frisou a importância da educação. “Precisamos melhor a educação básica e oferecer qualificação para várias outras áreas que hoje não recebem tanto investimento por causa da complexidade. O Ministério tem trabalhado neste sentido. Qualificaremos os trabalhadores para atuarem em áreas com maior potencial de crescimento no Brasil, como indústria naval e petrolífera. Melhorar a qualificação dos trabalhadores aumenta a competitividade das empresas nacionais, gera novas oportunidades de emprego e cria um mercado consumidor potente”, acredita Brizola Neto.
Centro oftalmológico
Durante a visita, o Ministro Brizola Neto visitou a sede do sindicato e inaugurou a sala do Centro Oftalmológico Leonel Brizola, uma homenagem ao ícone do trabalhismo no Brasil.
“Muitos trabalhadores precisam ir a outras cidades fazer tratamento de saúde. A proposta do sindicato é oferecer esses serviços aqui pra evitar esse deslocamento”, disse Miranda.
www.sindipa.org.br