Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ipatinga

Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga intensifica luta salarial

Campanha Salarial. Nossa luta está apenas começando!

O Sindipa realizou no fim da tarde dessa segunda-feira (20) a assembleia de abertura da Campanha Salarial 2012/2013. O Sindipa reforça que a participação de cada um é fundamental, pois somando nossas forças conquistaremos um acordo salarial decente.

A direção do Sindipa marcará, nos próximos dias, as datas para a votação da pauta de reivindicações. Um levantamento detalhado das principais reivindicações dos trabalhadores está sendo feito para que a pauta seja montada.

As reivindicações podem ser enviadas, através de email, diretores ou entregues no próprio sindicato, até o próximo dia 31.

Trabalhador, é preciso que cada um compreenda a importância da participação.

Trabalhador unido, conquista garantida!

PERICULOSIDADE

A Usiminas/UMSA não estão levando a sério o pagamento de 30% de periculosidade aos trabalhadores que exercem atividades com energia elétrica, a título de adicional de periculosidade, conforme cobrança  do Sindipa. Receber é um direito do trabalhador. Os retroativos devidos também estão sendo cobrados. Exigimos pagamento já!!!

Essa é uma luta do sindicato. Todos os eletricistas devem receber o adicional. Mas pelo andar da carruagem, pela enrolação das empresas, vamos recorrer à justiça para cobrar o que é de direito do trabalhador.

E para decidir o que iremos fazer, estamos convocando assembleias para os dias 03 e 17 de setembro, conforme informações ao lado.

Queremos nossa grana já!!!!

Assembleias

UMSA
03/09/2012
17h30

USIMINAS
17/09/2012
17h30

Horário de Turno

A direção do SINDIPA sempre defendeu e continua defendendo o turno de revezamento, que é a “Semana Francesa”, que representa um horário humano e é, de longe, o que mais atende aos trabalhadores metalúrgicos. Existe por outro lado a intransigência das empresas, que acabam não permitindo uma jornada menor (e mais decente) para o trabalhador.

Nosso acordo de turno de 8 horas de revezamento se encerra no próximo dia 31 de agosto e precisamos debater o que é menos sofrido para o trabalhador. A crise vai passar e precisamos preservar a nossa saúde.

O debate já está começando. Entre nesta luta junto com o sindicato. Juntos podemos fortalecer esta batalha!!

Turno Fixo Não!! Exigimos horário humano!!!

ONDA DE DEMISSÃO

As leis brasileiras definem que demissão é prerrogativa da empresa, desde que assegurem aviso prévio, 13º Salário e multas. A convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe demissão imotivada, está há muito tempo para ser votada no Congresso, mas infelizmente os nossos representantes (Deputados Federais e Senadores) parecem não se interessar em inibir ou por fim à sacanagem que as empresas fazem, explorando o trabalhador. Qualquer ameaça de crise já é desculpa para demissão, como se o trabalhador fosse o responsável por ela. As empresas precisam ter critérios e respeitar o maior patrimônio, que é seu empregado. Hoje, isto é uma preocupação constante.

Há comentários de que a Usiminas irá fazer demissões em massa. O serviço jurídico do Sindipa está atento. Muitas demissões já foram impedidas pelo Sindipa, mostrando que não é assim que a banda toca.

Há 3 anos fizemos um acordo judicial em relação as demissões acima do normal. Vamos fazer com que a Usiminas cumpra este acordo.

Estamos vigilantes. Qualquer iniciativa, fora do acordo, iremos denunciar à OIT, como fizemos em 2010. Somos contra qualquer demissão de trabalhador.

Fim das demissões já!

Acesse www.sindipa.org.br