www.fsindical-rs.org.br
Mandato é de quatro anos e quadro conta 67 representantes da classe trabalhadora
A apuração dos votos aconteceu no final da tarde e início da noite da sexta-feira (11), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em Gravataí. Votaram apenas sindicalizados e que estão em condições de voto. A chapa única foi eleita com aprovação de aproximadamente 63% dos votos. A votação atingiu o quórum eleitoral mínimo previsto.
As 8 urnas foram distribuídas nas principais fábricas do município, contemplando ao todo 17 empresas da região. As opções foram de aprovação da Chapa Única, Nulo ou Branco. A categoria trabalha com o objetivo de intensificar a participação dos trabalhadores.
A intenção da nova diretoria, segundo o diretor Edson Dorneles, é trabalhar para alcançar a marca de 30% de coeficiente de participação. A média nacional de sindicalizados está em 20%. O mandato da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí é de quatro anos, iniciando no dia 2 de junho de 2011.
O presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, acompanhou o processo eleitoral. “Foi um processo de reconhecimento da luta e história do sindicato aqui de Gravataí. O grande desafio agora é preparar a categoria para o mercado de trabalho. Teremos que unir as bases todas do setor de metalmecânica e automobilístico e traçar os objetivos daqui para frente”, disse. O líder sindical ressaltou a importância de conquistas no ano passado como a redução da jornada de trabalho.
– A agenda do movimento sindical continua e os metalúrgicos têm um papel importante na redução da jornada de trabalho assim como a saúde, segurança e medicina do trabalho. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí foi precursor na discussão da jornada de trabalho no ano passado e acreditamos que esse ano seja possível avançar ainda mais – completou Janta.
Atualmente a diretoria conta 67 cargos de diretores, conforme aprovação de alteração do estatuto no mês de março de 2009. Foram eleitos cargos para Diretoria Administrativa/executiva, Conselho Fiscal, Conselho Fiscal adjunto, Diretoria Administrativa Adjunta e Diretoria Sindical de Base.
Chapa Eleita
Diretoria Administrativa Executiva
Diretor de Assuntos Jurídicos: Edson Roberto Rosso Dorneles
Diretor de Assuntos Financeiros: Gualberto Cetrulo Dusser (Castelhano)
Diretor de Assuntos Administrativos: Valcir Ascari (Quebra Molas)
Diretor de Assuntos Patrimoniais: Noeldi Leal Trindade (Nando)
Diretor de Assuntos Relacionados ao Esporte, Cultura e Lazer? João Luiz Costa Filho
Diretor de Assuntos de Formação: Adão Silveira de Jesus
Diretor de Assuntos de Imprensa e Comunicação: Filipe Rosso Dorneles
Diretor de Assuntos Relacionados a Prevenção da Saúde do Trabalhador: Marcos Aurélio Dorneles
Diretoria Administrativa Adjunta
Roberto Martins Antunes, Adão Alves, Pinto, Rosimery Rodrigues de Fraga, Elton da Cruz Ede, Claudio Vinhas de Carvalho, Francisco de Assis Ferreira Campos, Gilberto da Silva Soares, Aldo Ailto Bataioli.
Conselho Fiscal Efetivo
Rick Alves Camboim, Rosalino Ascari, Valmir Silva
Conselho Fiscal Suplente
Jader Maciel da Silva Lopes, Maria Clari Guimarães, Thiago Rosso Dorneles
Além disso, foram eleitos 45 integrantes da Diretoria Sindical de Base.
Saiba mais
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 2.800 funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamente 300 empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora da General Motors.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí/RS e www.fsindical-rs.org.br