Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato de Guarapuava pede Superintendência do MTE

Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Guarapuava/Paraná, através da CIST, pede apoio do Estado para instalar Superintendência do MTE em Guarapuava

Documento com mais de 2.000 assinaturas foi entregue para Beto Richa.

Secretário Luiz Claudio Romanelli, Governador Beto Richa, Luiz Antonio Ciunek e Carlos Henrique Redkva (Cist)

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) de Guarapuava entregou ao governador Beto Richa e ao secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, uma série de documentos solicitando apoio para a instalação de uma Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no município. De acordo com Luiz Antonio Ciunek, membro do CIST, o apoio do governo do Estado pode ser fundamental para a reivindicação. “É uma solicitação em nível Federal, mas com apoio político e com a solicitação do governo do Estado, nossa reivindicação fica mais forte e maiores são as chances dela se concretizar”, enfatiza Ciunek.

Conforme o membro da CIST, atualmente todos os processos do Ministério do Trabalho coletados em Guarapuava são enviados para Ponta Grossa, pois a superintendência fica naquele município. “É um transtorno muito grande toda essa logística de deslocamento de documentos e de pessoas. Guarapuava já suporta uma superintendência pelo volume de processos e pela localização geográfica do município. Todo o trâmite seria facilitado e os processos seriam tratados com maior agilidade”, explica Ciunek.

Posto em Guarapuava pode fechar

Luiz Ciunek destaca ainda que a instalação da Superintendência do Ministério do Trabalho em Guarapuava é uma antiga reivindicação da comunidade guarapuavana. “Atualmente Guarapuava dispõe de um Posto do Ministério do Trabalho, dotado de uma funcionária pública do referido Ministério. É preocupante conviver com a possibilidade de encerramento do atendimento ao público a partir de outubro de 2011, visto que a servidora em exercício requereu aposentadoria. A situação tem o agravante de não contar com outro servidor público em condição de assumir a gestão desta unidade de atendimento”, esclarece Ciunek.

Reunião

Luiz Ciunek destacou ainda que, além da solicitação de apoio ao governo do Estado, está sendo agendada uma reunião com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, em Brasília, para reforçar a solicitação. “Estamos correndo contra o tempo para que Guarapuava seja atendida nessa antiga reivindicação. Em breve estaremos mantendo contato com o governo Federal, entregando o mesmo dossiê de documentos que entregamos ao governo do Estado e explicando nossa necessidade e carência”, conclui.

Abaixo-assinado

Entre os documentos que foram entregues ao governo do Estado está um abaixo-assinado, ou manifesto popular, com mais de duas mil assinaturas coletadas em prol da implantação da Superintendência no município. Também foram entregues relatórios e outros documentos que atestam a necessidade.