Para chamar a atenção da população da região Norte Fluminense, em virtude do 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campos dos Goytacazes, com demais sindicatos (Bancários, Construção Civil, Saúde e Comércio, entre outros), fará uma manifestação pacífica no calçadão (ato público) no centro de Campos, próximo à Caixa Economica Federal.
”Não podemos deixar passar este dia em branco, pois são milhares de trabalhadores que perdem a capacidade para o trabalho todos os dia devido a acidentes. Quero convocar todos os trabalhadores(as) a estarem conosco nesse ato público”, afirma João Paulo, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos dos Goytacazez.
Saiba mais
Acidentes de trabalho: Brasil é o quarto em número de mortes
De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, desde 2003, adotou 28 de abril como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, segundo o relatório, são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho.
Ranking mundial
Segundo o estudo da OIT, o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).