Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicato chama Usiminas para discutir horário de turno

Em 2010 conseguimos uma grande vitória para o trabalhador, o fim do turno fixo. Em Setembro o acordo chega ao fim. Foram dois anos de muita luta para acabar com esse sistema massacrante e nós não podemos deixar que ele volte.

O atual horário de trabalho tem sido alvo de muitas críticas dos trabalhadores. Durante reunião com a Usiminas, o Sindicato posicionou para a empresa a necessidade de implantação de uma nova tabela de horário de turno, em razão do trabalhador ter criticado que no turno de revezamento o número de folgas é baixo. As alternativas apresentam um aumento dessas folgas.

A Usiminas descartou qualquer possibilidade da volta da Semana Francesa alegando ter que criar a 5ª letra, com isso, teria que aumentar o efetivo da empresa, o que geraria custo. Segundo a empresa, o momento é de redução de gastos em função da crise econômica.

A Empresa também se posicionou sobre o turno de 12 horas, que é ilegal e fere a Constituição. Como exemplo, temos a CST, que está enfrentando diversas batalhas judiciais por ter o turno de 12 horas.

A Usiminas se comprometeu a estudar e implantar qualquer tabela de 8 horas diárias, desde que conserve o quadro de funcionários existente e a jornada de horas semanal trabalhadas de 37h38.

PLEBISCITO

Queremos atender a vontade do trabalhador. O debate já está começando. A direção do SINDIPA acaba de marcar um plebiscito para ouvir, você, trabalhador. Nos dias 30 e 31 deste mês vamos às urnas decidir a melhor tabela de horário de turno.

HORÁRIOS E LOCAIS DE VOTAÇÃO
Locais: Todas as portarias
Horários:
– 5h às 8h
– 13h às 16h
– 21h às 24h

Entre nesta luta com o SINDIPA. Juntos podemos fortalecer esta batalha!

Saiba mais em www.sindipa.org.br