Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicalistas defendem feriado da Consciência Negra

Foto de Cláudio Omena

Audiência na Câmara Municipal de Guarulhos

O feriado da Consciência Negra, 20 de novembro, deve ser valorizado pela sociedade e respeitado pelas empresas. Essa foi a tônica dos pronunciamentos de sindicalistas, ativistas do movimento negro e dos vereadores, durante audiência pública na Câmara Municipal de Guarulhos, na manhã desta sexta (13).

O vereador Auriel Brito, autor da lei municipal 5.950/03 que institui o feriado da Consciência Negra, presidiu os trabalhos. Ele lembrou a enorme dívida social da Nação perante os afrodescendentes. “Mais que falar do sofrimento infligido aos escravos, quero conclamar a sociedade a se engajar nas lutas contra a discriminação e pela inclusão racial”, disse o vereador.

Críticas – Josinaldo José de Barros (Cabeça), vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, criticou a ausência dos empresários. “O setor empresarial fala tanto em responsabilidade social, mas muitos descumprem a lei municipal. Onde está a responsabilidade social?”

Manifestação – Durante a audiência pública, articulada pelas Centrais Sindicais e entidades ligadas ao movimento de integração racial, foi discutida a ideia de uma grande manifestação pública na próxima sexta (20), Dia Nacional da Consciência Negra.

Por João Franzin
Assessor de Imprensa
www.metalurgico.org.br