Juliana Barbosa
Carlos Albino, Val Gomes, João Guilherme, Luiz Carlos de Miranda e Eugênio Bucci
Na última quinta-feira, 23 de maio, o presidente Carlos Albino de Rezende Junior e a assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), participaram do 3° Encontro de Comunicação da CNTM. O evento foi realizado na sede da Força Sindical, em São Paulo, e debateu a imprensa brasileira e o jornalismo sindical como instrumento de informação e mobilização da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora em geral. Dirigentes sindicais e assessores de imprensa de diversos Estados também participaram.
Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, abriu os trabalhos ressaltando a importância do evento para o intercâmbio de informações entre as entidades, o reconhecimento dos avanços na comunicação sindical e a necessidade de mais investimentos na área. “O movimento sindical faz muito, mas divulga pouco”, ressalta.
Luiz Carlos de Miranda, secretário de Relações Públicas da CNTM, disse que é preciso aprimorar a comunicação feita pelos sindicatos, dando condições para a estruturação de departamentos de imprensa maiores e melhores. “Nossos encontros buscam, a partir dos exemplos de assessorias já estabelecidas, incentivar a criação de departamentos nos demais sindicatos”.
Já o palestrante Eugênio Bucci, jornalista, professor da ECA-USP e ESPM e colunista do jornal O Estado de S.Paulo e revista Época, afirmou que hoje o movimento sindical pode utilizar das redes sociais e blogs e não mais ficar dependendo só da divulgação da imprensa tradicional. “Quanto mais transparência, mais gera credibilidade e acessos ao sindicato”, alerta.
O evento também contou com palestras de João Guilherme Vargas Netto (consultor sindical), João Franzin (jornalista da Agência Sindical), Gláucio Dias (jornalista da Confraria da Notícia), Roberto Anacleto (técnico do Dieese), Carolina Maria Ruy (jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Cultura e Memória Sindical), Sara Puerta e Claudinéia Arcanjo (jornalistas do Centro de Solidariedade ao Trabalhador).
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT
Com informações da CNTM