O SIMECAT (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão) realizou nesta quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, uma importante assembleia com os trabalhadores da John Deere.
A mobilização teve início antes das 5h da manhã e contou com a presença do presidente da Força Sindical Nacional e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres.
No último dia 11, os trabalhadores da empresa autorizaram o Sindicato a iniciar as negociações da data-base 2022/2023, antecipando o início da Campanha Salarial, que tradicionalmente era em 30 de abril, além de aprovarem uma contribuição negocial de 4%.
Depois disso, os trabalhadores apresentaram sugestões para a negociação com a John Deere, em urnas colocadas pelo SIMECAT na empresa.
Nesta manhã, eles aprovaram a pauta da Campanha Salarial e fizeram um “buzinaço”, do local de parada para a assembleia até a porta da fábrica.
Outra questão abordada pelo sindicato foi um possível fechamento de acordo sobre os sábados trabalhados antes da negociação do acordo coletivo.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
• Negociação diferenciada para trabalhadores associados;
• Manutenção das cláusulas do acordo 2021/2022, não mencionados na pauta;
• Garantia da validade das cláusulas até o fim do fechamento do próximo acordo;
• Reajuste salarial de 15%;
• Piso salarial de R$ 2.200.00;
• Abono salarial da negociação do acordo coletivo dos trabalhadores de R$ 2.500.00;
• Vale-alimentação de R$ 700.00;
• Vale-alimentação de Natal R$ 2.500.00;
• Retorno dos ônibus ou auxílio-transporte de R$ 600.00;
• Recebimento de horas extras no fim do mês;
• Fim do banco de horas;
• Fim do turno 6 x 18;
• Contribuições para o sindicato, como no acordo anterior (8% dividido em 12 vezes, limitado a R$ 220.00) e se houver negociação para os sábados ou abono extra, contribuição de 10% do valor a ser conseguido).
Na mobilização, o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, aproveitou para chamar a atenção das autoridades políticas municipais e estaduais, em relação à situação do asfalto do Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC).
Buracos enormes e lama estão deixando o trecho praticamente intransitável.