O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) e os trabalhadores já estão mobilizados em prol da Campanha Salarial 2013 da John Deere. A assembleia geral de lançamento da Campanha aconteceu no dia 26 de abril. O objetivo é conquistar melhores condições de trabalho e reajuste salarial.
Neste ano, a campanha será unificada com os sindicatos de Horizontina e Montenegro (RS), cidades que também abrigam fábricas da empresa. O intuito é conhecer e tentar implementar em Catalão o que já acontece no sul, e vice-versa. Com o tema ‘’Chegou a hora do lambari virar tubarão”, a Campanha Salarial traz mais de 40 reivindicações.
Conforme Carlos Albino, presidente do SIMECAT, todos este ano estão preparados para lutar e brigar para que as reivindicações sejam atendidas. Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, Irineu Schoninger, que esteve em Catalão para acompanhar o lançamento da Campanha, alertou os trabalhadores: “Saúde, dignidade no trabalho e salário são necessidades comuns e que só são conquistados com união e mobilização”
Principais itens aprovados pelos trabalhadores
15% reajuste salarial
300,00 vale alimentação
80% hora extra
Redução da jornada de trabalho
Fim do banco de horas
Mobilização já começou
Antes mesmo do lançamento oficial da Campanha Salarial, os trabalhadores já começaram a mobilização. No dia 25 de abril eles paralisaram suas atividades por mais de uma hora e seguiram em caminhada da entrada do DIMIC até a empresa, sendo que toda a ação foi coordenada pelo SIMECAT.
Carlos Albino, presidente do SIMECAT, considera uma maneira de mostrar para o patrão que os trabalhadores estão unidos e vão lutar por boas conquistas. “Quem valoriza nossa força de trabalho somos nós. Fora da empresa lutamos por nós mesmos”, lembra Albino.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT