Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Simecat e Metabase realizam 1ª Marcha Unidos para Conquistar

A campanha salarial é o momento em que os sindicatos negociam com as empresas a sua pauta de reivindicações. O SIMECAT (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO) e o METABASE vão atuar unidos na campanha salarial desse ano de 2011/2012 e realizaram uma grande caminhada pelas principais avenidas de Catalão, nesse sábado último (29).

“Quem sai ganhando são os trabalhadores”, afirma o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, dizendo que a ideia de unificar a mobilização dos dois maiores sindicatos de Catalão é um sonho antigo e agora se torna realidade.   

O presidente do METABASE, Arnaldo Antunes, afirma que a pauta de reivindicações das negociações desse ano tem cerca de 120 pontos, mas a luta unificada das duas entidades será baseada nas questões consideradas prioritárias, tais como: Reajuste Salarial; Aumento do Valor do Vale Alimentação; Fim das Terceirizações, Redução da Jornada de Trabalho; Valorização do Piso Salarial e Manutenção das Cláusulas Sociais.

Durante a Marcha a população de Catalão foi conclamada a apoiar os trabalhadores nessa batalha. Cada morador com certeza tem um parente ou amigo que trabalha em uma das empresas representadas pelo SIMECAT ou pelo METABASE. A economia não só de Catalão, bem como de toda a nossa região só tem a ganhar com o crescimento do poder aquisitivo do trabalhador. Afinal, aumento nos salários significa mais movimento no comércio e segmentos em geral.

MITSUBISHI E MINERADORAS A CADA ANO BATEM NOVOS RECORDES DE LUCROS

“Trabalhadores amargam baixos salários”

Apesar dos enormes lucros alcançados pelas empresas, trabalhadores não recebem a sua parte. As mineradoras e a MMC a cada ano festejam resultados bilionários, como nunca antes vistos. É um rio de dinheiro no bolso deles. Chegou a hora do time dos trabalhadores unidos entrarem em campo. Cadê a nossa parte?  

Enquanto essas empresas anunciam seus lucros bilionários, os trabalhadores recebem baixos salários, além de condições de trabalho e segurança ruins. Quem produz toda a riqueza que garante a lucratividade recorde dessas empresas? Os trabalhadores com o suor de cada dia! Mas na hora de dividir o “bolo”, apenas 4% ficam com os trabalhadores. As empresas ficam com tudo e aos trabalhadores sobram as migalhas.

Isso é um verdadeiro absurdo! As mineradoras tiram todo o minério de nossa cidade, exploram nossa mão de obra qualificada e produtiva, destroem a natureza e depois mandam toda a grana para seus acionistas banqueiros no exterior. A Mitsubishi a cada dia aumenta sua produção de carros e na mesma proporção aumenta a choradeira na hora de negociar com o sindicato, insistindo em implementar uma política de exploração da mão de obra, se beneficiando dos incentivos fiscais.

Basta! É preciso dizer não a exploração e tanta cara de pau! Queremos nossa parte! Aumento de salário e Vale Alimentação Já! Melhores condições de trabalho e respeito aos trabalhadores!

Por Thamires
www.simecat.org.br