No dia 24 de junho, domingo, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão (SIMECAT) completou oito anos de existência. Foi um período de muitos desafios, trabalho e conquistas, principalmente no campo político e sindical.
Motivado pela vontade de melhorar a situação dos trabalhadores da categoria na cidade, Carlos Albino de Rezende Júnior, atual presidente, fundou o Sindicato juntamente com outros companheiros. A fundação do SIMECAT ocorreu no dia 24 de junho de 2004, na presença de 121 bravos guerreiros.
Com a chegada do SIMECAT, os trabalhadores alcançaram diversas conquistas como aumento salarial e cumprimento do horário de trabalho. Antes, os trabalhadores eram explorados pela empresa e não havia ninguém para defendê-los.
A principal barreira para se consolidar como um sindicato sério e representativo é mostrar para a sociedade que o movimento não é feito por ‘baderneiros’. “A sociedade criticava, mas agora é a primeira a aplaudir e se unir à nossa luta”, ressalta Carlos Albino, presidente do SIMECAT.
Devido à evolução do nível de consciência de cada trabalhador e cada cidadão, o Simecat realizará nos próximos anos um trabalho diferenciado. “Nosso foco será para o trabalho mais consciente e desenvolvimento de ações concretas”, conclui Carlos Albino.
Hoje o SIMECAT é referência nacional, não somente pela luta em defesa dos trabalhadores metalúrgicos. O diferencial do sindicato é a participação em todos os movimentos sociais. Sua atuação é em defesa do que é justo e de direito.
Atualmente o Sindicato possui, em média, 1900 filiados. O nível de consciência política e sindical cresce gradativamente e, por isso, os resultados positivos são percebidos.
Por Juliana Barbosa
Ascom SIMECAT