Escrito por Anay Cury, Juliana Ventura e Amanda Novarett
Shows, sorteios e oferta de serviços gratuitos atraíram cerca de 1,8 milhão de trabalhadores às festas de 1º de Maio das principais centrais sindicais ontem no Estado. No ano passado, foi 1,7 milhão.
A comemoração da Força reuniu um público de cerca de um 1,5 milhão na praça Campo de Bagatelle (zona norte), segundo a PM. No ano passado, foi 1,2 milhão.
Houve mais de 50 atrações musicais. O público ficou animado, apesar da ausência de Zezé Di Camargo e Luciano e da Banda Calypso. Os músicos que mais animaram o público foram o cantor Daniel e a dupla Bruno e Marrone.
Alguns trabalhadores saíram de madrugada para garantir um lugar perto do palco. “Trabalhei durante muitos anos e agora que estou aposentada quero aproveitar”, disse Helena Martins de Almeida, 76 anos. Sem ocorrências graves, o posto médico registrou 382 atendimentos.
A festas da CUT reuniram cerca de 127 mil trabalhadores na zona sul e leste da capital e em São Bernando do Campo. Público menor do que o de 2008 (500 mil). A banda Tribo de Jah foi a que mais animou o público, seguida da banda performática Teatro Mágico. A UGT reuniu 200 mil trabalhadores.