Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Setor metalmecânico ganha centro profissionalizante na Serra gaúcha

A Serra gaúcha deverá contar com trabalhadores melhor preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Com a criação do Cepromec (Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento Gonçalves), o setor consolida importante avanço rumo à formação de um contingente de mão-de-obra especializada.

Iniciativa encampada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves, o projeto começa a ganhar contornos reais na quinta-feira, 21 de janeiro, quando ocorre a solenidade de assinatura do contrato de locação do imóvel onde será instalado.

Estrutura diferenciada

Na primeira fase de implantação, o Centro Profissionalizante terá 350 m², divididos em uma estrutura com laboratórios de informática, de auto-elétrica, de usinagem e de solda, além de salas para aulas teóricas, recepção e administração. O Centro deve totalizar um investimento de R$ 400 mil, provenientes das mensalidades arrecadadas pelo Stimmme como contribuição dos trabalhadores do setor. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de março. Já no mês de fevereiro os interessados poderão efetuar inscrições para os cursos oferecidos. Instituição sem fins lucrativos, o Centro cobrará apenas a mensalidade referente às despesas para manutenção da estrutura e material didático.

Mais de 12 mil beneficiados

Pioneiro na região, o Centro deve atender mais de 12 mil trabalhadores representados pelo Stimmme em sua região de abrangência, que envolve 19 municípios do Nordeste do Estado. No primeiro ano de atuação, cerca de 500 alunos devem freqüentar cursos como Informática básica, AutoCAD, Auto Elétrica, Leitura e interpretação de desenho, Metrologia, Relações Humanas, Operador e Programador de torno CNC, Torno Convencional, Freza, Solda e Montador de Máquinas.

No futuro, poderão ser desenvolvidas outras modalidades específicas, conforme as necessidades das indústrias. Com o apoio do Sindicato Patronal, parceiro do projeto, uma das metas é a criação de um balcão de empregos, facilitando a contratação de profissionais qualificados para as áreas de interesse

Saiba mais

A assinatura do contrato de locação do imóvel onde será instalado o CEPROMEC, com apresentação de sua estrutura, seus objetivos e filosofia de atuação, será na próxima quinta-feira, 21 de janeiro, às 11hs, no auditório do STIMMME (Rua Dom José Barea, 60, Bento Gonçalves).

Clique aqui e acesse o site do Sindicato

Por Bárbara – Exata Comunicação
www.exatacomunica.com.br