Os últimos dias para comprar carros e móveis com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido provocaram uma “corrida” dos consumidores às lojas. Com isso, o varejo nacional registrou um avanço de 13,5% nas vendas em março, na comparação com o mesmo mês de 2009, segundo divulgou nesta terça-feira a Serasa Experian.
O resultado é o maior na relação anual desde setembro de 2008. Já ante fevereiro deste ano, o movimento da atividade varejista subiu 2,9%, com ajuste sazonal. O destaque do mês passado ficou por conta das lojas de veículos, motos e peças, que tiveram aumento de 8,3% na comparação mensal e 31,4% ante março de 2009.
Nos três primeiros meses de 2010, o comércio nacional apresenta crescimento de 11,3%, segundo a Serasa Experian. Ainda se beneficiando do IPI reduzido, a atividade das lojas de material de construção teve a quinta taxa consecutiva de crescimento mensal, com acréscimo de 4,1%. A redução tributária vai até o final de junho para o setor.
Além do resultado do setor automotivo, os demais segmentos pesquisados também registraram elevações superiores a 2% no mês passado. O resultado confirma a boa performance da atividade, “embasada tanto pelo crescimento da massa salarial real quanto pela oferta de crédito, em prazos cada vez mais dilatados”, segundo economistas da Serasa Experian.