Cláudio Omena
Pereira, presidente do Sindicato, avalia sindicalização
A apresentação de dados pelos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e a constatação de amplos avanços na base marcaram a manhã desta quinta do Seminário de Avaliação e Planejamento da entidade. O evento vai até amanhã (sexta), quando haverá palestras e debates.
A primeira parte do Seminário, que segue à tarde, foi ocupada por diretores dos Grupos A, B e C do Sindicato, que mostraram suas realizações na base durante 2011. À tarde, apresentam-se os Grupos D e E.
Sindicalização – O balanço geral de sindicalizações chamou atenção ao apontar o ingresso de 6.037 associados durante 2011. O presidente José Pereira dos Santos, ao analisar o quadro associativo, destacou a grande adesão de jovens. “Dos novos sócios, cerca de 90% tem entre 20 e 30 anos. Eles serão os futuros líderes da categoria”, afirma Pereira.
PLR – Uma das marcas da atual diretoria do Sindicato, que são os acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), ficou patente nas exposições. Na região do Itapegica (Guarulhos), por exemplo, aumentou 39% o número de acordos de PLR firmados. O Seminário produzirá documento com os números e dados gerais.
Palestras – Na manhã da sexta (17), haverá palestras de Alencar Santana, deputado estadual (PT); Altamiro Borges, jornalista e escritor (PCdoB); e Lúcio Maluf, consultor político (PDT). As palestras serão seguidas de debates.
Por João Franzin
Assessor de imprensa:
www.metalurgico.org.br