O lançamento do livreto da Conclat 2010, segunda, 21 de fevereiro, no Sindicato dos Hoteleiros de São Paulo,reuniu as Centrais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CGTB. Presentes também dirigentes de Federações e Sindicatos de diversas categorias, de várias regiões do Estado. Dois ex-ministros do Trabalho, Almino Afonso e Antônio Rogério Magri, compareceram. O evento, das 19 às 22 horas, reuniu, ainda, assessores sindicais, jornalistas e outros profissionais ligados ao movimento.
Dois presidentes de Central, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), da Força, e Ricardo Patah, da UGT, compareceram. Paulinho destacou a necessidade de se continuar buscando a implementação das bandeiras aprovadas na Conclat e conclamou o sindicalismo a combater desvios da política econômica, que, segundo ele, apontam para o modelo neoliberal derrotado nas eleições. Patah destacou a importância da comunicação sindical para o fortalecer o movimento.
CUT, CTB, Nova Central e CGTB, foram representadas, respectivamente, por Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão); João Batista Lemos; Elpídio Ribeiro; e Paulo Sabóia. Pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) participou o advogado e ativista sindical Francisco Bezerra.
O livreto da Conclat, publicação conjunta da Agência Sindical e TV Aberta São Paulo, contém 30 entrevistas com sindicalistas e lideranças políticas, trazendo também uma síntese da Agenda da Classe Trabalhadora, aprovada no evento, no estádio do Pacaembu, dia 1º de junho de 2010.
Programa – As entrevistas feitas pelo jornalista Robson Gazzola, durante o lançamento do livreto, integrarão um programa Câmera Aberta Sindical especial, que vai ao ar no mês de março.
Avaliação – Para João Franzin, coordenador da Agência Sindical e apresentador do Câmera Aberta, o lançamento do livreto foi um sucesso: “A presença de todas as Centrais, para mim, é mostra de que fizemos um evento vitorioso”. Ele também ressalta o clima fraterno: “Foi uma oportunidade de reencontros, trocas de ideias e de reafirmação dos próprios itens da Agenda da Classe Trabalhadora”.
Agradecimentos – Agência Sindical realizou, com êxito, segunda (21), no Sindicato dos Hoteleiros de São Paulo, o lançamento do livreto com 30 entrevistas colhidas na Conclat 2010.
O comparecimento de seis Centrais, com dois de seus presidentes, a presença de dois ex-ministros do Trabalho, de dirigentes de diversas categorias, da Capital e Interior, e a participação de jornalistas, assessores e ativistas sindicais atestam o sucesso da iniciativa.
A Agência Sindical abraça a TV Aberta São Paulo e o Sinthoresp, entidades parceiras, e estende os agradecimentos à nossa própria equipe e a todos os que ajudaram na produção do livreto e no evento de seu lançamento.
Obrigado, mais uma vez!
João Franzin e Robson Gazzola – Coordenadores
Clique aqui e acesse matéria com fotos do evento