No dia em que se comemora o combate ao trabalho escravo, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado (SERT), realizou (28/01), às 10 horas, em São Paulo, a cerimônia de Diplomação em boas práticas de Trabalho Decente.
O evento teve como objetivo promover maior adesão aos critérios de boas práticas e reconhecer empresas que atuam em sintonia com o conceito de Trabalho Decente, tendo como elemento central a igualdade de oportunidades e combate a todas as formas de discriminação.
As entregas dos diplomas de boas práticas em seu ambiente de trabalho foram realizadas as empresas Hyundai, Lupo e Bombril.
Participaram do evento o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro; o secretário adjunto, Eufrozino Pereira; o chefe de gabinete da pasta, Jefferson Coriteac; o coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno; a supervisora do Trabalho Decente da Sert, Letícia Mourad; o deputado federal Paulo Pereira da Silva, dentre outras autoridades e representantes patronais e sindicais. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba também esteve presente.
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado José Luiz Ribeiro, parabenizou as empresas e enfatizou que o 1º direito do trabalhador é o emprego, mas com decência. “No mundo globalizado em que vivemos onde há muita concorrência e tecnologia, há um esquecimento da solidariedade humana. Para se obter o lucro não se mede esforço. Deve-se haver lucro, mas com dignidade das práticas humanas”, destacou.
Pedro Nepomuceno, coordenador de Políticas de Emprego e Renda, ressaltou a importância de se combater todo tipo de Trabalho Indecente.
A supervisora do Trabalho Decente da Sert, Letícia Mourad, destacou que o projeto é pioneiro no Estado de São Paulo. “Ainda existe uma luta extensa para uma condição melhor de trabalho, porém, este é um passo que o Estado está dando e que deve ser valorizado”, destacou.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva, também presente no evento, disse que no Brasil a luta pelo Trabalho Decente no movimento sindical é histórica, houve várias guerras na luta pelos direitos, por isso as empresas que se preocupam com o ser humano devem ser premiadas.
A Hyundai, uma das empresas premiadas, está situada em Piracicaba, desde novembro de 2012. De acordo com Ricardo Martins, diretor de assuntos corporativos, “Sempre estivemos comprometidos com o respeito ao trabalhador. É um trabalho em conjunto entre Sindicato, empresa e trabalhador”, comentou.
Para José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o trabalho tem que ser adequadamente remunerado, exercidos em condições de liberdade, equidade, segurança, capaz de garantir uma vida digna”, destacou.
Trabalho Decente
O conceito de Trabalho Decente foi constituído pela OIT, em 1999, com base na Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho. Para a disseminação do tema, foi criada a Agenda Global de Trabalho Decente que estabelece compromissos com os países-membros. A finalidade é constituir instrumentos para a efetiva implantação de práticas de Trabalho Decente.