O Plantão Saúde do Trabalhador exibe nesta sexta-feira, dia 30, programa inédito com a pesquisadora da Fundacentro, Cristiane Queiroz Barbeiro Lima. Ela falou sobre a recente pesquisa feita pela Fundacentro, com apoio do Ministério da Educação e diversos parceiros, com professores da educação básica em São Paulo tratando do trabalho dos professores e relacionando as condições de trabalho com a sua saúde.
Segundo Cristiane, a extensa jornada de trabalho dos professores tem prejudicado a saúde desses profissionais. “As principais queixas dos professores são dores nos ombros, nas costas e nos braços, por conta do prolongado tempo que eles ficam de pé, escrevendo. Além disso, o aumento dos alunos em sala de aula também tem prejudicado a voz dos professores, que se queixas de dores na garganta”.
Na entrevista, Cristiane afirma também que há uma grande incidência de traumas psicológicos. “O professor é cobrado pela direção da escola, pelos pais e pelos alunos”, destaca a pesquisadora, que completa: “O que mais preocupa os professores são os alunos. Por outro lado, o que mais dá prazer aos educadores é o reconhecimento do aluno”.
Assista – O Plantão é o primeiro programa da televisão brasileira que discute o tema saúde e segurança dos trabalhadores sob o ponto de vista do movimento sindical. O programa vai ao ar pela TV Aberta São Paulo (NET 9, TVA 72), nesta sexta-feira, às 14h30, com reprises aos sábados, às 2 horas da madrugada; domingos, às 10 horas; terças-feiras, às 10 horas; e quintas-feiras às 18 horas.
MAIS INFORMAÇÕES:
Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – CNTM
SAS, Quadra 06, Bloco K, Edifício Belvedere, Grupo 502
CEP 70.070-915, Brasília/DF
Telefone (61) 3223.5600
Assessoria de Comunicação e Gestão de Conteúdo:
Val Gomes
cntm@cntm.org.br
www.cntm.org.br
Produção: Agência Sindical
Contatos: Dayane ou Franzin
(11) 3231.3453
www.agenciasindical.com.br
Oboré
Contatos: Sergio Gomes ou Ana Luisa
11 3214.3766
www.obore.com
MARQUE NA AGENDA
Plantão Saúde do Trabalhador
Terças-feiras, às 10 horas
Quintas-feiras, às 18 horas
Sextas-feiras, às 14h30
Sábados, às 2 horas da madrugada
Domingos, às 10 horas
TV Aberta São Paulo (NET 9 e TVA 72)
Assista também pelo site: www.tvaberta.com