Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Salvador (BA): Stimnaval defende qualificação do trabalhador metalúrgico em reunião com Governo

Foi debatido na última quarta-feira (16), na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as fases, o processo e o programa de capacitação profissional para iniciar o funcionamento do Estaleiro Enseada do Paraguaçu. Estiveram presentes na reunião a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas do Recôncavo do Estado da Bahia (Stimnaval), Nair Goulart, a Secretária de Finanças do Sindicato, Flora Brioschi, e o Secretário-Geral da entidade, Bernardo Marques, o Júnior Brasil.

Pela Sertre participaram a Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, a Coordenadora de Qualificação Profissional,  Kadine Santos, e Hildásio Pitanga, Coordenador de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego.

A Setre mostrou quais foram as ações da Secretaria a respeito da qualificação dos trabalhadores feita até agora. Além disso, foi apresentado um relatório demonstrando que nessa fase inicial da construção do estaleiro já existe um número de trabalhadores qualificados na região, principalmente nos municípios que estão em torno do estaleiro, como Maragogipe, Salinas, Saubara, Nazaré, Santo Antônio, Valença, Cachoeira, além de cidades de outras regiões, como Feira de Santana, Ipiaú e Salvador.

Esse projeto está sendo desenvolvido entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp). Serão usadas, para a qualificação profissional as estruturas locais daqueles municípios que vão sofrer o impacto direto do empreendimento.

De acordo com Maria Thereza, “primeiro nós preparamos os trabalhadores para construir a obra. Agora vamos começar a etapa de capacitação profissional dos trabalhadores em todas as funções que serão necessárias para trabalhar na construção de navios”.

Mais espaço para o trabalhador baiano

A preocupação do Stimnaval é que haja o maior número de contratação e oportunidade para os trabalhadores locais. Nair Goulart, Presidente do Sindicato, disse que “todo o debate que nós tivemos com a Setre demonstra o compromisso do Sindicato. O ideal é que o maior número de contratados seja de trabalhadores baianos, pois é um empreendimento que vai gerar um impacto extraordinário no desenvolvimento local e regional em nosso estado.”.

De acordo com Júnior Brasil “a prioridade do Sindicato é que os trabalhadores baianos sejam qualificados, capacitados. É preciso prepara-los para que eles possam assumir as funções dentro do estaleiro.”.

Comissão Tripartite

A comissão tripartite tem uma função estratégica nesse processo. Ela cria um espaço de diálogo social para discutir sobre as prioridades e necessidades da categoria. Para Flora Brioschi, “trabalhar nessa perspectiva é a função do nosso Sindicato. Nós temos total interesse em ajudar a criar esses espaços, porque podemos, dessa forma, otimizar os recursos para que o próprio trabalhador e o povo da região tirem o máximo de proveito e potencialize esse processo de capacitação.”.

Após o debate e troca de ideias ficou agendada uma nova reunião para fortalecer esse canal de diálogo social. O Stimnaval luta para que cada vez mais trabalhadores metalúrgicos da Bahia possam participar do processo de construção e elaboração dos produtos finais de grandes obras, além de participar da distribuição de riqueza criada.