Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Salvador (BA): No dia 1º de maio a festa é do povo

 Escrito por Assessoria de Imprensa da Força Sindical-BA


Foto: Sandra Regina (Dia do Trabalhador em 2008)   


Trabalho Decente: mais emprego, mais salário

 

A maior e mais expressiva festa do trabalhador baiano chega à sua 8º edição. No dia 1º de maio, a partir das 13h, a Praça Castro Alves mais uma vez será palco da já tradicional Festa do Dia do Trabalhador da Força Sindical Bahia. Serão realizados shows gratuitos com diversos grupos, como o grupo de samba de roda, Kangerê de Sinhá; Camelo D´água, grupo de forró; Fantasmão, atração principal, dentre outras atrações. Também serão realizados sorteios de um carro zero quilômetro, modelo Ford Ka, uma moto Fan 125, entre outros brindes. No 1° de maio deste ano será prestada uma homenagem ao sambista baiano Riachão.

 

Promovida pela Força Sindical Bahia, o 1º de Maio na Bahia 2009 tem como tema Trabalho Decente: mais emprego, mais salário. A Força Sindical entende que só a partir da promoção do Trabalho Decente, com distribuição de renda, é possível fortalecer a democracia e alcançar uma sociedade mais justa e igualitária. Como contraponto à crise global do emprego e à precarização do trabalho, como resposta à crescente falta de oportunidades de emprego de qualidade para homens, mulheres e jovens, a Força Sindical defende a promoção do Trabalho Decente como elemento central a ser incorporado às estratégias de desenvolvimento nacionais.

 

O dia 1º de Maio é uma data histórica que remete às lutas dos trabalhadores em Chicago, Estados Unidos, em 1886 por melhores condições de trabalho e pela redução da jornada. No Brasil, esta data foi consolidada em 1925, no governo de Rodrigues Alves. Porém, foi no governo de Getúlio Vargas que as principais medidas em benefício do trabalhador passaram a vigorar. O dia 1 de Maio era escolhido por Vargas para anunciar reajuste anual de salário e foi nesta data também que o governante anunciou a redução da jornada de trabalho para 8 horas.

 

Estabelecida como feriado no Brasil e em vários países do mundo, a data é comemorada com reuniões, atos públicos, debates, dentre outras formas. No Brasil, a Força Sindical realiza atos em vários estados, como São Paulo, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, dentre outros. Em São Paulo, mais de um milhão de pessoas comparecem à Praça Campo Bagatelle, Zona Norte, para assistirem mais de 40 shows gratuitos com artistas consagrados, além de sorteios de vários prêmios.

 

Para Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, o Dia do Trabalhador é importante porque é o momento de reflexão sobre as lutas dos trabalhadores e comemoração das vitórias conquistadas ao longo dos anos.

 

Serviço:

Festa do Dia do Trabalhador

Data: 1º de maio

Horário: a partir das 13h

Local: Praça Castro Alves