Evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e a meta é inserir 800 mil jovens até 2010. Incrições vão até dia 05 de agosto
Brasília, 30/07/2009 – Comprometido em mobilizar mais empresas para a contratação de jovens aprendizes no mercado e assim cumprir a Lei da Aprendizagem, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa no próximo dia 07 de agosto do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional no Rio Grande do Sul. O evento, que está com inscrições abertas até 05 de agosto, faz do estado o quarto a ter mobilização oficial de governo, empresas e sociedade civil em favor da qualificação profissional e trabalho decente aos jovens.
Dentre os assuntos a serem discutidos no Fórum está a aplicabilidade da lei, os desafios, as boas práticas, avaliação de resultados, além das propostas de adequação, metas para municípios ou por setores econômicos. Estão convidados empregadores, entidades formadoras, sindicatos, sociedade civil, autoridades estaduais e municipais envolvidas com a profissionalização de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.
Raí de Oliveira, ex-jogador de futebol da seleção brasileira e do São Paulo, também estará presente no dia 07. Ele é o presidente da Organização Não-Governamental Atletas pela Cidadania que é parceira do Ministério do Trabalho na iniciativa.
CONFIRA COMO ESTÁ O PLACAR DO APRENDIZ.
O lançamento do Fórum Estadual no Rio Grande do Sul acontecerá às 10h do dia 07, no auditório da SRTE/RS. O evento é uma promoção do MTE, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego gaúcha (SRTE/RS), Fundação Roberto Marinho e da Atletas pela Cidadania.
Depois da realização dos Fóruns Estaduais, será realizado, em março de 2010, a II Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, quando os resultados das ações discutidas nos Fóruns serão apresentados. “Pretende-se reunir os melhores programas dos Estados e trazer nomes respeitáveis da educação profissional, a fim de estudar os aspectos pedagógicos dos programas, a efetividade social”, disse Alencastro.
A meta do MTE é inserir até o final de 2010, pelo menos, 800 mil aprendizes no mercado de trabalho, conforme anunciou o ministro Lupi e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a I Conferência Nacional, em novembro de 2008.
Dados – De acordo com dados do MTE, existem hoje no Brasil 148.582 aprendizes no mercado de trabalho. São Paulo é o estado que mais tem aprendizes registrados nas empresas com 48.113, seguido de Minas Gerais, 14.539 e Rio Grande do Sul, 11.869. Rio de Janeiro tem 11.399 e Ceará, local onde aconteceu o primeiro Fórum Estadual, tem 5.594.
As inscrições para o Fórum Estadual do Rio Grande do Sul podem ser feitas através de formulário eletrônico disponível na página do MTE ou pelo telefone (61) 3317-6453.