O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos tem ações efetivas em defesa do meio ambiente e da preservação da natureza.
Esse compromisso está, mais uma vez, explicitado na segunda edição da revista Defenda a Vida, Proteja a Natureza, que está sendo distribuída aos metalúrgicos, estudantes e a entidades ligadas à causa ambiental. A revista, que tem parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), é impressa em papel reciclável, com 48 páginas. Clique aqui e leia.
Exemplo maior da nossa luta em defesa da natureza é o próprio Clube de Campo, no Parque Primavera, um verdadeiro oásis numa região densamente povoada e carente de infraestrutura e serviços públicos. A reportagem de capa mostra a Mata Atlântica no Clube. São quatro alqueires de mata intacta.
Outro exemplo, que ilustra bem nossa atuação, está na reportagem sobre o tratamento da água utilizada no Clube. O texto, com o título “Água tratada em benefício da coletividade”, mostra que equipamentos de lazer como parque aquático, pesqueiro e prainha, além de outras instalações, recebem água purificada.
“Temos dever com o presente e compromisso com o futuro. Por isso, fazemos a nossa parte na defesa da natureza e estimulamos o trabalhador a abraçar essa causa”, afirma nosso presidente José Pereira dos Santos.
Esgoto – Outra matéria mostra o sistema próprio de tratamento instalado pelo Sindicato, que é responsável por fazer o tratamento do esgoto produzido no local e também do córrego que corta o Clube de Campo.
A revista Defenda a Vida – Proteja a Natureza traz ainda informações sobre reciclagem, sobre a importância da economia e não poluição das águas e o sobre como evitar agressões ao meio ambiente. Além disso, mostra as iniciativas adotadas pelo Sindicato em suas próprias instalações, para estimular o trabalhador a também adotar práticas positivas em seu cotidiano.
Fábricas – A matéria “Desenvolvimento Sustentável com Trabalho Decente” descreve como a ação sindical em prol do meio ambiente pode ser desenvolvida dentro das fábricas, garantindo um ambiente de trabalho mais saldável.
Saneamento – Na revista, fica patente, mais uma vez, a bandeira do Sindicato por mais investimentos públicos em saneamento básico em todas as cidades da base. “O saneamento, a despoluição dos rios e do lençol freático, reduzem, de forma drástica, a incidência de muitas doenças”, argumenta Pereira.
Informações – Na assessoria de imprensa do Sindicato ou com nosso diretor Barros. Telefone 2463.5300.