Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Federação dos Metalúrgicos do Paraná

Reunidos em Maringá, metalúrgicos do PR dão a largada na Campanha Salarial 2013

A Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) realiza hoje (08/10) às 14h30, coletiva de imprensa para falar sobre as perspectivas da Campanha Salarial 2013 do setor no estado. A entrevista ocorre na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá (Avenida Paissandu, 571, Zona 3) e contará com as presenças dos presidentes da Fetim, Sergio Butka, e da Força Sindical PR, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

Ontem (07/10), diretores dos sindicatos de metalúrgicos de várias cidades paranaenses estiveram reunidos em Maringá para discutir as estratégias da campanha. Entre as principais reivindicações debatidas estão o reajuste salarial de no mínimo de 10%, com 3,5% de aumento real, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, abono salarial para recuperar as perdas do ano, reajuste nos pisos salariais, entre outros. Hoje às 9h, os sindicalistas se reúnem novamente para definir o planejamento estratégico da campanha. O resultado completo da reunião será comunicado na coletiva das 14h30.

Metalúrgicos do Paraná

Com data-base de setembro a dezembro, a categoria metalúrgica no Paraná têm aproximadamente 169,1 mil trabalhadores, segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O número representa 7,21% do total de metalúrgicos no Brasil, que é de 2,343 milhões de trabalhadores. A média salarial da categoria no estado é de R$ 2.241,37, apenas 9% inferior à média nacional, que é de R$ 2.467,19. Apenas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm salário médio superior do Paraná.

Serviço

Coletiva de imprensa sobre as perspectivas da Campanha Salarial dos metalúrgicos do Paraná

Data: terça-feira, dia 8 de outubro de 2013

Hora: 14h30

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá

Endereço: Avenida Paissandu, 571, Zona 3, Maringá-PR