André Nojima
Pontal do Paraná – O governador do Paraná, Roberto Requião, fez duras críticas à discriminação da Volkswagen com os trabalhadores da fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Os 3,5 mil metalúrgicos estão em greve há 14 dias, reivindicando, entre outras coisas, a reorganização da tabela salarial da empresa.
Hoje, os metalúrgicos do PR passam por cinco avaliações individuais a cada seis meses para subir de cargo e aumentar o nível salarial, nos chamados “steps”.
Já na unidade da Volks de São Bernardo do Campo (SP), os funcionários passam por onze avaliações, fazendo com que o nível salarial fique muito maior que o do Paraná.
O governador se disse “chocado” com o sistema utilizado pela montadora.
“Não consigo entender porque lá em São Paulo eles tem onze níveis de salário e aqui no Paraná só tem cinco. A empresa é a mesma, o carro é o mesmo. Isso sem falar que no nosso estado eles ainda tem incentivos fiscais, pagam menos impostos. Essa é uma discriminação absurda e odiosa, sem cabimento. O trabalhador paranaense é tão bom ou até melhor que o trabalhador paulista. Essa prática discriminatória precisa acabar”, criticou Requião.
As declarações do governador foram feitas na manhã deste domingo, dia 20, durante a abertura do 7º Congresso Estadual da Força Sindical do Paraná, evento que está sendo realizado na Associação Banestado, em Pontal do Paraná, no litoral do estado.
Força Sindical PR define estratégias de luta em Congresso Estadual
Participam do evento o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o governador Roberto Requião, o vice Orlando Pessuti, além de lideranças sindicais de todo o país
A Força Sindical do Paraná realizou no domingo e realiza nesta segunda-feira (20 e 21/09), na Associação Banestado, em Pontal do Paraná, a 7ª edição do seu Congresso Estadual.
Mais de 850 pessoas, entre autoridades políticas, dirigentes sindicais e trabalhadores, participam do evento, que vai definir o plano de lutas da central em defesa dos trabalhadores paranaenses para os próximos quatro anos.
O governador do Paraná, Roberto Requião, o ministro do trabalho, Carlos Lupi e o secretário estadual do trabalho, Nelson Garcia, participam da abertura do Congresso, na manhã de domingo.
O presidente da CNTM, Clementino Vieira, está prestigiando o evento. O presidente nacional da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, o secretário geral da central, João Carlos Gonçalves, o Juruna, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, também vice-presidente da central, vão estar no encerramento, nesta segunda-feira de manhã.
Nos dois dias de trabalho, os sindicalistas participam de diversos grupos temáticos de trabalho, elaborando propostas de ação em áreas como saúde do trabalho, aposentados e pensionistas, mulheres, juventude, formação sindical e profissional, setores econômicos e secretarias temáticas. A
lém disso, será realizada a eleição da nova diretoria executiva, direção estadual, secretariado estadual e conselho fiscal da entidade. A solenidade de posse ocorrerá logo após a eleição. Atualmente, a Força PR é presidida por Sérgio Butka, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC).
“Esse Congresso está sendo de extrema importância, pois estamos discutirndo nossas estratégias de ação em defesa dos direitos dos trabalhadores de todo o Paraná”, afirma Butka. A Força Sindical PR tem hoje mais de 80 sindicatos filiados, representando cerca de 1 milhões de trabalhadores dos ramos metalúrgico, comerciário, químico, asseio e conservação, bebidas e alimentação, contabilistas e gráficos, entre outros.
Serviço
7º Congresso Estadual da Força Sindical do Paraná
Data: 20 e 21 de setembro de 2009 (domingo e segunda)
Local: Associação Banestado
Endereço: Rua Copacabana, s/nº, balneário Praia de Leste, Pontal do Paraná (PR)
Programação
Domingo – 20 de setembro
9h
Abertura Oficial
Representante da Força Sindical Nacional
Governador do Paraná
Presidente da Força Sindical PR
Prefeito de Pontal do Paraná
Secretário de Estado da Saúde do Paraná
Secretário de Estado do Trabalho
Representante do Ministério do Trabalho
Representante do INSS
Deputados Estaduais e Prefeitos Municipais
Dirigentes Sindicais Convidados
10h
Intervalo para café
10h15
PAINEL:
A Construção e a Prática Política Nacional de Saúde do Trabalhador
Domingos Lino – Representando o Ministério da Previdência Social
Maria da Graça Hoefel – Representando o Ministério da Saúde
Representante do Ministério do Trabalho e Emprego
12h
Intervalo para almoço
13h30
DISCUSSÕES EM GRUPO
Saúde e Segurança do Trabalho (Painel Específico)
Aposentados e Pensionistas – Monitor Paulo José Zanetti (Sindinap)
Formação Sindical e Qualificação Profissional – Monitor José Carlos Trizotti (Força PR)
Mulheres – Monitora Maria Donizete (Siemaco Ponta Grossa-PR)
Estrutura e Organização Sindical – Monitor Alfani Alves (Federação dos Metalúrgicos do PR)
16h
Encerramento dos Trabalhos Temáticos e coffe break
16h30
Apresentação dos Grupos de Trabalho de Saúde e aprovação do documento final à Força Sindical e Organismos Públicos (Estadual e Federal)
18h
Sistematização dos Trabalhos pelos relatores e coordenação dos Grupos Temáticos.
Segunda – 21 de setembro
9h
Reabertura e apresentação das propostas dos Grupos Temáticos pela coordenação do Congresso.
11h
Eleição e Posse da Direção Estadual, Secretariados Estaduais, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
13h
Encerramento
Confraria da Notícia – Assessoria de Comunicação
Texto: Guilherme Ochika -Força Sindical PR