O perfil dos trabalhadores com deficiência de 15 municípios da região metropolitana de São Paulo será apresentado no próximo dia 3, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, num encontro na subseção Osasco da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O Observatório do Trabalho de Osasco apresentará uma análise inédita dos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2007, que mostram o nível de escolaridade, a renda e outras informações sobre 6.310 pessoas com deficiência que estavam trabalhando naquele ano. O encontro é organizado pela OAB, Espaço da Cidadania e parceiros.
Uma das surpresas encontradas é a relação entre nível de escolaridade e posto ocupado pela pessoa com deficiência. O estudo constatou uma sub-utilização de pessoas com deficiência com formação em postos de trabalho que exigem menor qualificação. A constatação derruba constante insinuação de que tais pessoas não teriam formação, o que dificultaria sua inserção no mercado de trabalho.
“O Observatório é pioneiro nesse levantamento e vai mostrar o ‘caminho das pedras’ para os participantes do evento na OAB, que atuam em outros municípios brasileiros e queiram obter tais informações do Ministério do Trabalho, já que esses dados são de interesse social”, afirma o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente.
Convenção da ONU – O Dia Internacional será lembrado em diversos países, já que há 650 milhões de pessoas com deficiência no mundo, 450 milhões delas em idade produtiva. Em muitos desses países, incluindo o Brasil, tais pessoas têm seus direitos assegurados pela legislação nacional e internacional, como a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas), que garante a elas o direito “à oportunidade de se manter com um trabalho de sua livre escolha ou aceito no mercado laboral em ambiente de trabalho que seja aberto, inclusivo e acessível a pessoas com deficiência”.
Em 2007 o Brasil possuía cerca de 27 milhões de pessoas com deficiência, 16,7 milhões delas estavam em idade de trabalhar. A RAIS indicava que apenas 348,8 mil estavam no mercado formal representando menos de 1% dos trabalhadores de todos os estabelecimentos do Brasil.
Os participantes do encontro na OAB-Osasco irão também obter informações sobre a Convenção e as formas de garantir sua aplicação.
O encontro também terá apresentações culturais realizadas por grupos de pessoas com deficiência.
Inscrições – Os interessados em participar do encontro devem se inscrever até segunda-feira, 30, pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br e também na OAB/Osasco com Regis, fone 11-3683-4736 e no CMAPPD/Osasco no e-mail cmappdosasco@gmail.com ou fone 0800-7268606 com Francisca. Quem se inscrever no prazo receberá um kit com a cartilha “Conviva com a Diferença” e um vídeo sobre o 2º Mutirão pela Inclusão, realizado pelo Espaço da Cidadania e 43 parceiros pela inclusão.
Serviço:
Encontro na OAB-Osasco no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Data: 3 de dezembro
Horário: 8h30 as 12h30
Local: Av. das Flores, 707 – Osasco (ao lado do Fórum)
Inscrições: até 30 de novembro, pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br.
Informações para a imprensa:
Carlos Aparício Clemente
Coordenador do Espaço da Cidadania – (11) 3685-0915 ou (11) 8276-9423