Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Reforma trabalhista na Espanha deve provocar greve geral, diz premiê

Estadão Online

Mariano Rajoy também reclamou do ‘ legado’ dos governos anteriores no país

Gabriel Bueno, da Agência Estado

30 de janeiro de 2012

BRUXELAS – O plano de reformas trabalhistas que a Espanha planeja apresentar nas próximas semanas deve enfurecer as centrais sindicais e levá-las a uma greve geral, previu nesta segunda-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy. Em comentários gravados pelas câmeras enquanto ele falava com outros líderes da União Europeia no início de um encontro em Bruxelas, Rajoy disse que a situação econômica na Espanha é terrível e que reformas duras e austeridade serão necessárias.

“A reforma trabalhista irá me custar uma greve geral”, afirmou Rajoy aos colegas. “Isso é duro, mas a parte mais dura ainda está por vir.”

Rajoy também reclamou do que qualificou como “o legado” dos governos anteriores de esquerda na Espanha, que estava no poder até o mês passado. As previsões econômicas foram qualificadas por Rajoy como “desafiadoras”. Mais cedo, o Instituto de Estatísticas da Espanha informou que a economia do país se contraiu no quarto trimestre, encolhendo 0,3% em comparação com o trimestre anterior. As informações são da Dow Jones.