Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Reduzir a jornada é gerar mais empregos!

No dia 28 de maio, o SIMECAT e Força Sindical-Go fizeram movimentação na entrada do DIMIC, Distrito Industrial de Catalão, mobilizando os trabalhadores na importância da redução da jornada de trabalho, um campanha que é destinada a todos os trabalhadores do Brasil. A jornada de trabalho hoje é de 44 horas semanais, o objetivo da campanha é a diminuição da jornada de 44 para 40 horas e pela ratificação das convenções 151 (direito de negociação coletiva dos funcionários públicos) e 158 (contra a demissão imotivada) da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De norte a sul do País foram realizados atos públicos, passeatas, paralisações e assembléias, numa grande mobilização para sensibilizar o Congresso Nacional a aprovar medidas de interesse dos trabalhadores. “É preciso lutar para que o bom momento da economia se traduza na geração de empregos, de melhores salários e mais distribuição da renda, na garantia de direitos e ampliação das conquistas trabalhistas”, enfatiza Carlos Albino, presidente do SIMECAT.

Segundo o presidente da Força, Rodrigo Alves Carvelo, com a redução da jornada de trabalho constitucional para 40 horas semanais sem redução dos salários o trabalhador poderá dedicar-se mais à família: “Através da aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 393/01 serão criados mais de dois milhões de novos empregos além de possibilitar um tempo maior para os trabalhadores dedicarem-se às famílias, ao estudo, à qualificação profissional, ao descanso e ao lazer”.

O intuito da mobilização também é para que o Congresso Nacional ratifique a Convenção 151, importante passo para reconhecer os direitos dos funcionários públicos à negociação coletiva para determinar salários e demais condições de trabalho e a Convenção 158, que visa estabelecer limites à demissão imotivada, raiz da prática da rotatividade da mão-de-obra amplamente difundida entre as empresas para diminuir os salários e precarizar o emprego.

O SIMECAT e Força Sindical-Go arrecadaram mais de cinco mil assinaturas na realização da campanha.

Verifique abaixo, como é a jornada média semanal de trabalho em outros países:

Brasil – 44 hs
Estados Unidos – 40 hs
Argentina – 39 hs
França – 38 hs
Israel – 37 hs
Espanha – 35 hs
Suíça – 35 hs
Canadá – 31 hs