Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Proposta para acabar com fator fica pronta dia 15

Juca Guimarães

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto que prevê a extinção do fator previdenciário na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, disse ontem que a proposta para substituir o redutor estará pronta para votação no dia 15 de abril.

Ontem, o deputado ouviu sugestões de entidades patronais durante uma audiência pública sobre o fim do fator.

Os empresários defenderam uma regra de idade mínima, que poderia ser incluída na proposta da fórmula 95/85. Segundo a fórmula, para ter direito à aposentadoria integral, a soma da idade e do tempo de contribuição do segurado teria de ser igual a 95 para o homem, e 85, para a mulher.

Para a Confederação Nacional de Financeiras, a idade mínima deveria ser de 65 anos, como nos países desenvolvidos. A Confederação Nacional de Serviços sugeriu idade mínima de 60 anos. O deputado Vargas não quis comentar as propostas das entidades patronais, mas disse que o fator previdenciário foi um “fracasso retumbante”, pois não serviu para inibir a aposentadoria precoce.

“De fato, são poucas as pessoas que conseguem se aposentar com o valor integral do benefício. O fator previdenciário promoveu um arrocho muito grande nas aposentadorias”, disse.

Ainda serão realizadas mais seis audiências públicas sobre o fim do fator. No dia 7 de abril, o convidado será o ministro da Previdência, José Pimentel.