Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

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Propaganda de automóvel terá novas regras

Valor Econômico
Marli Lima, de Curitiba

Representantes de Ministérios Públicos de seis Estados firmaram ontem, em Curitiba, um termo de ajustamento de conduta (TAC) com 24 montadoras e importadoras de veículos para regulamentar a propaganda de automóveis em jornais, televisão e internet e oferecer mais informações ao consumidor. O documento passa a valer a partir de 30 de outubro e estabelece, entre outras coisas, medidas para as letras usadas nos anúncios e a divulgação integral das condições de financiamento, como valor da entrada, número de parcelas, eventuais prestações intermediárias, o valor final do veículo e a taxa de juros.

De acordo com a promotora Cristina Corso Ruaro, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba, o trabalho é resultado de mais de 100 horas de reuniões entre fabricantes e promotores, com transmissão pela internet, e o texto recebeu sugestões da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon). O documento foi subscrito pelo Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amapá. A intenção é que outros Estados, como Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo entrem no TAC em breve. O documento está sendo analisado também em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

No Paraná, o trabalho começou com as concessionárias, mas o Ministério viu que a publicidade de carros era feita em conjunto com as montadoras e soube que em outros Estados também havia ações em andamento para regulamentar o tema. Os fabricantes e importadores sugeriram o trabalho integrado. “É a primeira vez que diversas promotorias assinam um TAC em conjunto”, diz Cristina. Em setembro, haverá congresso do MPCon em Goiânia e o assunto deverá estar na pauta.

Pelo lado das montadoras, o documento recebeu a assinatura de empresas como Volkswagen, Fiat, General Motors e Ford. Se as montadoras não cumprirem o estabelecido, poderão ser multadas em até R$ 150 mil – dinheiro que irá para fundo de defesa do consumidor. O hábito de apresentar modelos completos em fotos, mas divulgar o preço de veículos sem opcionais também terá de mudar. “Se o preço for colocado ao lado de um veículo completo, o consumidor vai poder comprar o carro por aquele preço”, cita a promotora. Mas essa norma só valerá a partir de 30 de abril de 2011.