Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Projeto que cria fator 85/95 deve ser votado em agosto na Câmara


Paulo Muzzolon

enviado especial do Agora

BRASÍLIA — A votação do projeto que extingue o fator previdenciário e cria o fator 85/95 deverá ficar apenas para agosto. Pela proposta, teriam a aposentadoria integral as seguradas do INSS que tivessem resultado 85 na soma de idade e de tempo de contribuição e os segurados que tivessem resultado 95.

Na reunião de líderes da Câmara, ontem, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB), propôs por duas vezes a votação do regime de urgência para a proposta, mas o governo impediu a votação, segundo participantes.

O regime de urgência permite que a proposta seja votada diretamente em plenário, sem passar por duas comissões. “Quase todos os partidos querem votar a questão dos aposentados, mas, para não forçar muito, o presidente [Temer] quis dar mais um tempo para o governo ver se acha uma alternativa”, disse o deputado André de Paula, líder da minoria na Câmara.

Segundo um dos participantes da reunião, muitos temas entraram e saíram da pauta, e houve um entendimento para que eles sejam votados em agosto, devido ao curto tempo até o recesso. Porém, para o deputado Geraldo Magela (PT-DF), ainda não há consenso para votar o fator 85/95. “Há um compromisso do presidente [Temer] com as entidades representativas de aposentados de incluir o projeto na pauta, mas o consenso ainda está longe”, disse. Ele afirma que vários partidos acham que é cedo para votar –“sobretudo os da base”– e que o governo quer discutir mais a proposta.

Segundo o líder do PSDB, José Aníbal, um dos líderes presentes pediu que a matéria fosse tratada mais adiante, em agosto. O partido deve votar pela aprovação do regime de urgência, mas ainda estuda sua posição sobre o novo fator.

Leia mais

100 Serviços