Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Projeto político

Em ano eleitoral, e em razão de ser filiado ao PDT e presidir o movimento sindical do Partido no Estado, muitos me perguntam se sairei candidato a prefeito em Guarulhos. Respondo que vou participar. Mas o grau de participação dependerá do Partido, das forças políticas, do movimento social e de circunstâncias diversas.

Comecei minha militância ainda no PCB – Partido Comunista Brasileiro, onde aprendi a importância da política e seu poder de transformação da realidade econômica e social. Por causa desse aprendizado, sempre estimulei a participação política de sindicalistas e trabalhadores, no partido da preferência de cada um.

Guarulhos é a segunda cidade de nosso Estado, tem força na economia e ocupa uma posição geográfica e econômica privilegiada no próprio País, a começar pelo fato de sediar o maior e mais importante aeroporto brasileiro. É uma cidade também repleta de problemas sociais, e esse é um dos principais desafios a se enfrentar por qualquer gestor municipal.

O Brasil e o mundo vivem uma crise prolongada. Ela é econômica, mas também moral e de valores. A própria política está muito desgastada e os partidos atuais não são bem vistos por grande parte da população. Portanto, esse desgaste moral e de imagem é o primeiro problema a ser superado por quem queira se candidatar nas próximas eleições.

Entendo que terá mais chances de sucesso a candidatura que, sem abrir mão dos partidos, consiga se mostrar acima das disputas partidárias e se colocar a serviço do interesse coletivo. A sociedade é maior e mais complexa que os partidos. Ela abriga e convive com os partidos, mas representa interesses mais amplos e menos comprometidos.

Uma das explicações para o descaso com a política partidária é que muitas pessoas esperam um candidato ideal. Como esse candidato não existe e o eleito acaba, muitas vezes, refém do jogo de interesses, as pessoas ficam decepcionadas. É difícil um político que escape ao cerco das pressões. Mas esse é o desafio que o eleito precisa enfrentar e que o engajamento do eleitorado deve ajudar a vencer.

Observo que há muito boa vontade das pessoas em mudar a cidade, o Estado e o País, ajudando a construir uma sociedade mais equilibrada. Eu digo que existe uma energia social muito forte, em todos os setores – trabalhadores, jovens, empresários etc. Essa vontade pode ser transformada numa importante força política transformadora. Os partidos precisam prestar atenção a isso e os candidatos devem se colocar a seu serviço.

Ciro – Neste sábado (20), a partir das 9 horas, vamos receber na Câmara de Vereadores o ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes; e o ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Lá estaremos, contando também com sua presença. 

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região

E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br