COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A produção da indústria paulista teve crescimento de 5,7% em janeiro em relação a dezembro, após apresentar recuo por três meses seguidos, segundo aponta o SPI (Sinalizador da Produção Industrial), elaborado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pela AES Eletropaulo. O SPI antecipa as tendências da atividade industrial no Estado de São Paulo.
A alta em janeiro não foi suficiente para estancar a trajetória de queda na produção no acumulado de 12 meses, que se desacelerou de 5,3% em dezembro para 3,1% no mês passado, influenciada pela retração registrada no quarto trimestre do ano passado.
Outro indicador antecedente do desempenho industrial, as vendas do setor de papel ondulado também se recuperaram em janeiro, com alta de 4,7% ante dezembro. De acordo com dados da ABPO (associação do setor), foram vendidas no mês passado 164,5 mil toneladas do produto, utilizado para embalagens.
O fluxo de veículos pesados nas estradas do país apresentou decréscimo de 2,9% na comparação entre dezembro e janeiro, aponta a ABCR (que reúne as concessionárias de rodovias).