Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Produção de veículos em janeiro se aproxima de 174 mil unidades

SÃO PAULO – A marca da produção das montadoras instaladas no Brasil em janeiro deve ter ficado em 174,2 mil veículos, de acordo com levantamento realizado pela Tendências Consultoria.

Diante do resultado de janeiro de 2008 – quando o setor produziu 238,5 mil unidades -, o número é 27% inferior. Por outro lado, em outra comparação, a produção representa um crescimento de quase 77% em relação a dezembro, mês em que produção brasileira de autoveículos desabou 46,2% em comparação com novembro.

“Apesar da alta, não existe otimismo. Esse é um número que pode esconder a realidade, já que a parada em dezembro foi muito brusca”, afirmou Mariana Oliveira, da Tendências Consultoria. Os números oficiais da indústria serão divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Durante dezembro, as montadoras colocaram o pé no freio e generalizaram o uso das férias coletivas e fabricaram apenas 98,5 mil veículos automotores. Segundo Mariana Oliveira, o retorno da produção de veículos deve ocorrer de forma gradual, tendo uma melhora real a partir do segundo semestre do ano.

“Essa foi uma pequena retomada em resposta do que aconteceu com a demanda interna”, disse. Por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas em janeiro de automóveis cresceram 5,11%, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

O último número que se aproxima da produção de janeiro é a de dezembro de 2006, quando foram fabricados 177,7 mil unidades. Em 2008, o mês em que a produção atingiu o pico foi em julho, com 304,7 mil unidades.

2009

Apesar da expectativa de melhora da economia no segundo semestre, a previsão é que a produção brasileira de automóveis não atinja o mesmo patamar de 2008. A projeção é que o número fique em 2,7 milhões, um resultado mais de 10% inferior de 2008, ano que fechou com a produção de 3,05 milhões de veículos.

A falta de otimismo ainda está sendo refletida nas decisões das montadoras em promover férias coletivas a parte de seus funcionários. O mais recente anúncio foi da Ford do Brasil, que vai conceder férias coletivas para 800 funcionários da linha de produção de caminhões em São Bernardo (Grande São Paulo). A medida vale para o período de 19 de fevereiro a 15 de março, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anuncia hoje dados da produção das montadoras no Brasil em janeiro, que ficou em 174,2 mil veículos, segundo a Tendências Consultoria.