Na quinta-feira, 19 de janeiro, a diretoria do SindMetal-GO (Sindicato dos Metalúrgicos de Goiânia) se reuniu com o presidente do Sinpromego, Gutsen Gomes, e com o advogado do sindicato patronal, Eduardo Scartezini, para a primeira reunião de negociação de 2017. O objetivo, era discutir as propostas da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e decidir o valor do aumento salarial. Mas, ao final, nada foi acordado.
Inicialmente, Scartezini sugeriu mudanças na cláusula do auxílio funeral, substituindo-a por uma apólice de seguro de vida, mas a diretoria do SindMetal-GO solicitou alguns dias para discutir e analisar a proposta. Uma nova reunião foi marcada para o início de fevereiro, a fim de que a renovação e o aumento salarial sejam fechados antes da data-base da categoria, em 1º de abril.
A fase de negociação entre o sindicato dos trabalhadores e o patronal faz parte da Campanha Salarial, iniciada no começo de cada ano. Em 2017, a meta da Campanha é conquistar um aumento real e não aceitar cortes nos direitos conquistado pelos trabalhadores.
João Paulo Dantas