Na segunda-feira (21), foi realizada a última etapa do módulo do curso sobre CIPA (Comissão Interna de prevenção de Acidentes), saúde e segurança do trabalhador.
Os debates acerca do conteúdo promovido foram muito produtivos e os delegados estão prontos para auxiliar, lutar e tirar as dúvidas dos outros trabalhadores, fortalecendo ainda mais a categoria.
A noite terminou com a entrega dos Certificados aos participantes.
“Mais uma vez o SMC sai na frente no que diz respeito à segurança e saúde do trabalhador. O curso foi bastante produtivo e a ideia é dar continuidade e se envolver cada vez mais na CIPA e na SIpat das empresas da base metalúrgica de Curitiba e Região”, ressalta Paulo Pissinini, diretor do Sindicato.
Curso de formação
No dia 31 de agosto o SMC iniciou um curso de formação para os novos delegados de fábrica que foram eleitos em julho deste ano. A segunda etapa foi realizada no dia 15 e teve como destaque a apresentação do histórico de lutas do Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato, que foi um dos pioneiros na luta pelo trabalho decente e faz parte da história de inúmeras batalhas e conquistas no país por melhores condições de trabalho.
“Nosso objetivo é qualificar cada vez mais a diretoria e os delegados para que eles possam ter condições de exercer uma representação de qualidade dentro das fábricas, sabendo debater e propor medidas que venham beneficiar os trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato, Sérgio Butka, na abertura do curso.
Além da saúde e segurança, os delegados também terão formação de como funciona as negociações com as empresas, sobre as bandeiras de luta, história do Sindicato, necessidade da sindicalização, sobre os departamentos da Mulher, da Juventude e dos Aposentados, entre outros.
Cláudia Ferreira
Departamento de Marketing e Imprensa